Unidade de telemedicina é inaugurada no Hospital Getúlio Vargas em Teresina

Categoria
- 23/05/2016

A partir desta segunda-feira (23/5), o Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina (PI), passou a ter uma unidade da Rede Universitária de Telemedicina (Rute). Com o serviço, funcionários e pacientes serão beneficiados com uma infraestrutura de alta capacidade para novas ferramentas na educação em saúde, na colaboração a distância para telediagnóstico, teleconsultoria e na avaliação remota de dados de atendimento médico.

Coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a Rute é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino (Abrahue), que apoia, implanta e incentiva projetos em telemedicina.

Para a assessora de planejamento do HGV, Ana Célia de Sousa Aguiar, a expectativa é um aprimoramento na qualidade dos serviços prestados pelo Hospital. ''O que procuramos é desenvolver, refinar e normatizar métodos e tecnologias de tele-educação. O HGV acompanha uma tendência na evolução do atendimento que já é desenvolvida em outros centros de atenção à saúde”, afirma.

Em Teresina, o Hospital Universitário (UFPI) e na Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) também já contam com esse mecanismo para atendimentos de média e alta complexidade.

Foto: A diretora do HGV, Clara Leal, e o secretário de Saúde do Piauí, Francisco Costa, durante a inauguração da Rute.