UFMG recebe sexta edição do Workshop de Tecnologias de Redes

Categoria
- 20/06/2018

Dos dias 25 a 29/6, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), junto ao Ponto de Presença da RNP em Minas Gerais, irá promover a sexta edição do Workshop de Tecnologias de Redes (WTR) no estado. O evento reúne gestores e equipes técnicas das principais instituições de ensino e pesquisa de Minas Gerais, públicas e privadas, para troca de conhecimento, cursos de capacitação e disseminação de tecnologias avançadas para o ambiente acadêmico. As atividades serão realizadas gratuitamente das 8 às 18h, no Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Segundo o coordenador técnico Murilo Monteiro, o workshop é um espaço único para troca de experiências entre os participantes do evento, voltado para os profissionais de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) das instituições conectadas ao PoP-MG. ‘‘No WTR, os profissionais têm a oportunidade de participar de minicursos, palestras e bate-papos, com o objetivo de obter novos conhecimentos técnicos, e realizar networking, que ao meu ver, é uma das atividades mais importantes do evento", afirma.

O evento oferecerá cursos práticos em parceria com o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), a Escola Superior de Redes (ESR) e o Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS/RNP), com temas que variam entre metodologia ITIL, técnicas para conter ataques DDoS e práticas operacionais para sistemas autônomos. Já a programação das palestras trará discussões sobre o controle de acesso às redes cabeadas e sem fio; distribuição automática de IP com gestão distribuída, e outros assuntos.

A participação no workshop é gratuita para alunos, funcionários e docentes vinculados às instituições usuárias da RNP. É necessário realizar inscrição prévia pelo endereço: wtr.rnp.br/pop-mg/inscrição.

Sobre o PoP-MG

O Ponto de Presença da RNP em Minas Gerais (PoP-MG) fica abrigado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e conecta as principais instituições de ensino e pesquisa do estado, como os campi das universidades Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Estado de Minas Gerais (UEMG), o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), a PUC-Minas e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, além da Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação e outras instituições conectadas à rede metropolitana de Belo Horizonte.

Os Pontos de Presença da RNP proveem conectividade de alto desempenho em seus estados e lideram ações inovadoras relacionadas a Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em benefício de suas comunidades regionais.

VI Workshop de Tecnologias de Redes do PoP/MG

Local: Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);

Data: 25 a 29 de junho;

Horário: Conferir horários específicos no site;

Participação gratuita.