Terremotos no México: RedCUDI lança iniciativa para diagnóstico voluntário de danos

Em busca de apoio voluntário para conseguir realizar um levantamento, por meio de fotos postadas nas redes sociais com a hashtag #RevisaMiGrieta (Verifique Minha Rachadura), sobre os estragos causados pelos recentes terremotos que abalaram o México, a Corporação Universitária para o Desenvolvimento da Internet (RedCUDI), membro da RedCLARA assim como a RNP, fez um apelo aos especialistas com formação em avaliação de danos estruturais de toda a América Latina. O objetivo é oferecer dados preliminares antes que a Defesa Civil, que se encontra em colapso devido ao grande número de emergências, consiga fazer a revisão nos locais que sofreram abalos sísmicos.

Outras informações importantes que ajudarão na elaboração do diagnóstico podem ser repassadas com as hashtags: #CalleyNumero, #TipoDeEdificio, #NumeroDePisos, #GradoDeAfectacionEstimada e #TipoDeGrieta. Também foi realizado um chamado para que, no próprio México, sejam organizados grupos de voluntários para postar as imagens com as hashtags de identificação e informações sobre os locais onde se encontram os imóveis prejudicados.

A coordenadora da Comunidade de Saúde da RedCUDI, Nancy Gertrudiz, informou que o registro de imagens começará por Cuauhtémoc, que é um distrito da Cidade do México e que foi um dos mais prejudicados pelos terremotos.