Solução DINO oferece segurança e qualidade para trabalhar remotamente em qualquer lugar

O anywhere office, modelo de trabalho tem como base a premissa de que as pessoas que trabalham remotamente podem executar suas atividades profissionais em qualquer lugar, é uma tendência no mercado e sua adoção foi acelerada devido à pandemia da covid-19. No entanto, muitas empresas que podem usufruir desse modelo de trabalho não possuem o know-how tecnológico para implementá-lo facilmente.  

Nesse sentido, a solução DINO, desenvolvida pelo GT-RLProviDe-MI, promete viabilizar a adoção rápida e facilitada de aplicações de rede em diversos contextos. O foco atual está nas aplicações voltadas para a extensão da rede institucional de forma segura e com qualidade, permitindo que usuários dessas redes possam utilizá-las em qualquer lugar que ofereça acesso à Internet, sem precisar estarem fisicamente na instituição.  

A solução permite a fácil ampliação da cobertura da rede acadêmica Eduroam e facilita a adoção do modelo de trabalho anywhere office, focando sempre em promover conectividade local de qualidade para os usuários que estão trabalhando.  Estendendo o conceito de anywhere office para o caso Eduroam, a DINO promove a conectividade dessa plataforma em qualquer lugar, levando a cobertura da rede acadêmica para além dos limites das instituições de ensino e pesquisa.  

Para que isso fosse possível, a equipe do GT desenvolveu um dispositivo portátil com código embarcado que permite o uso da solução de forma plug-and-play. A arquitetura de rede projetada proporciona conectividade segura através do encapsulamento dos dados por um túnel GRE (Generic Routing Encapsulation) que atravessa uma VPN (Virtual Private Network) de dados que são criptografados. Adicionalmente, uma VPN de controle é utilizada para gerenciar o tráfego.  

“Essa arquitetura permite a atuação de algoritmos de aprendizado por reforço difuso na otimização do uso de recursos de rede na rede local do usuário remoto. Focando no cenário de aplicação atual, a missão do GT-RLProviDe-MI é promover a conectividade segura e de qualidade para as pessoas terem a liberdade de trabalhar remotamente em qualquer lugar”, explica a coordenadora do GT, Dianne Medeiros.   

Atualmente, a solução DINO está em fase de experimentação por usuários do Sistema RNP. A solução possui três funcionalidades que os beta testers podem utilizar de forma independente: controle de banda otimizado, acesso remoto automatizado e criação de hotspots Eduroam.  

O controle de banda otimizado permite uma maior qualidade na rede local de trabalho quando há competição por largura de banda, atribuindo dinamicamente a banda disponível através de algoritmos de aprendizado por reforço difuso.  

O acesso remoto automatizado promove o conceito de anywhere office ao estender de forma automática e segura a rede institucional até o local em que a pessoa estiver trabalhando. Os hotspots Eduroam estendem a cobertura da rede Eduroam de forma facilitada em qualquer lugar, ajudando a comunidade acadêmica a estar sempre conectada. Um total de 9 dispositivos estão sendo testados, 5 para a funcionalidade de acesso remoto, 3 para o controle de banda e 1 para o hotspot Eduroam. 

Os resultados mostram que a arquitetura de rede que suporta a solução DINO estende a rede institucional de forma segura, transparente e com bom custo-benefício. A validação do modelo de negócio e do produto estão em andamento. Até o momento, a equipe validou como segmento de clientes as instituições de ensino públicas e privadas.  

De acordo com a coordenadora, os feedbacks obtidos até o momento são qualitativos e indicam uma recepção positiva do produto pelos betas testers. “A etapa de experimentação, em andamento, vem mostrando resultados promissores em termos de satisfação dos usuários, sendo necessário, ainda, quantificar essa satisfação”, informa Dianne. “Há grande expectativa de abarcar um mercado amplo voltado para o trabalho remoto. No entanto, acredita-se que a solução não está limitada a este mercado. Entende-se que o sucesso para comercialização da solução depende da formação de parcerias para desenvolvimento de hardware a fim de escalar a oferta”.  

Desdobramentos futuros  

A solução DINO é suportada por uma arquitetura que está alinhada às redes de nova geração, como as redes 5G/6G. O design da solução permite o desenvolvimento de aplicações de rede variadas que precisem estar apoiadas em um dispositivo de borda capaz de se comunicar com um centro de dados na nuvem ou na borda da rede de acordo com a necessidade.  

“Dessa forma, a equipe do GT-RLProviDe-MI acredita que a DINO tem potencial para ir além de uma solução para extensão da rede institucional, atualmente focada no trabalho remoto.  No futuro, é possível que seja estabelecida como uma solução para viabilizar a implantação da computação de borda multiacesso em redes de nova geração, ampliando ainda mais o mercado útil alcançável”, conclui a coordenadora.  

O GT-RLProviDe-MI foi selecionado por chamada pública no Programa de P&DI Serviços Avançados da RNP e envolve a Universidade Federal Fluminense (UFF) em parceria com a Samsung Eletronics e a startup associada Solvimm.