Sistema Autônomo de Internet garante maior eficiência à rede da Ancine

Firmada em 2012, a parceria entre RNP e Agência Nacional do Cinema (Ancine) vem buscando constantemente a melhoria da infraestrutura de rede da agência reguladora. Dentre as ações realizadas no ano passado, foi implementado o Sistema Autônomo de Internet (AS), que garante maior eficiência da rede. O AS foi monitorado durante um ano e já está sob o comando da própria organização, que usufrui dos benefícios proporcionados por ele em seu dia a dia.

Um Sistema Autônomo é um grupo de redes IP, abaixo de uma única referência técnica e que compartilha uma mesma política de roteamento. Antes, quando havia problemas na rede de acesso à internet da Ancine, era necessária intervenção de um técnico da instituição para reprogramar essa rede para outra rota de acesso ou para um enlace de backup. Com o AS, esse ajuste acontece automaticamente e de forma transparente. Portanto, não ocorre mais a indisponibilidade do serviço nessas situações.

“A implementação permitiu à Ancine conquistar uma maior independência sobre sua configuração de internet ao mesmo tempo em que evoluiu sua topologia de rede para obter dupla abordagem automática à Redecomep. Disso, resultou uma maior estabilidade e confiança dos serviços de governo digital da Ancine para seus usuários internos e externos”, conta o gerente de TI da agência, Otávio Albuquerque.  

O suporte dado pela RNP, em parceria com seu Ponto de Presença em Santa Catarina (PoP-SC), consistiu na elaboração de projeto técnico para implantação do AS, treinamento com laboratório simulando a rede, acompanhamento da implementação e continuidade com o monitoramento pós-implementação pelo período de 12 meses. O PoP-SC auxiliou, também, na obtenção do número AS (ASN) e configurou as regras e políticas de roteamento para a rede da Ancine. Esse trabalho também pode ser desenvolvido em outras instituições clientes, de acordo com o surgimento de demandas.

Novas ações entre RNP e Ancine

Além da implantação do Sistema Autônomo de Internet, já estão em andamento e em fase de preparação outras operações que fortalecem ainda mais a parceria entre RNP e Ancine.

“Das novas ações, podemos elencar dois projetos: o Registro Digital de Obras (RDO) com reconhecimento automático de vídeo, possibilitando à agência aprimorar seus processos regulatórios, e o projeto de implementação do IPv6, dando continuidade ao processo de melhoria da infraestrutura de rede da organização”, destaca Otávio Albuquerque.