Serviço eduroam comemora um bilhão de autenticações em roaming

- 24/05/2016

Uma das principais iniciativas dedicadas à mobilidade na comunidade acadêmica internacional, o eduroam (education roaming) alcançou a marca de um bilhão de autenticações em roaming. Lançado no Brasil em 2012, o serviço da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) foi desenvolvido para a comunidade acadêmica e já contou com mais de cinco milhões de acessos desde a implantação no país.

A iniciativa permite que estudantes, pesquisadores e instituições obtenham melhor conexão à internet, por meio de conexão sem fio (wi-fi), dentro de seus campi e em qualquer localidade que ofereça essa facilidade como provedora de serviço.

Para o diretor adjunto de Gestão de Serviços da RNP, Luiz Coelho, o serviço tem contribuído para criar uma verdadeira “aldeia global” de pesquisa e desenvolvimento. “O eduroam se destaca como um exemplo de sucesso em colaboração internacional. Com o serviço, pesquisadores podem se conectar à internet em diferentes universidades e centros e pesquisa pelo mundo de maneira prática e segura”, destaca.