Seis empresas são selecionadas para integrar Consórcio Aberto da Infovia 00

- 16/12/2022

Novas seis empresas foram classificadas para integrar o Consórcio Aberto do Operador Neutro (ON) da Infovia 00 do Programa Norte Conectado, criado pelo Ministério das Comunicações (MCom). São elas: Tim, Claro, V.TAL, Ozônio, VOCE Telecom e HTM, conforme divulgado nesta sexta-feira (16) pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). As companhias têm três meses para assinar os Termos de Cessão e iniciar a operação. Os contratos são válidos por 15 anos e podem ser renovados.

As operadoras e provedores se juntam às outras seis que já compõe o consórcio. De forma compartilhada, as empresas devem operar, manter e explorar comercialmente a infraestrutura de fibra óptica que tem já implantados 770 quilômetros de extensão. A Infovia 00, operacional desde junho, interliga Macapá (AP) a Santarém(PA), passando pelas cidades paraenses de Almeirim e Monte Alegre e, a partir de Santarém, a Alenquer. No primeiro trimestre de 2023 chegará também a Curuá (PA), acrescentando cerca de 60 km na extensão da Infovia.

O diretor de Projetos de Infraestrutura do MCom, Marcus Arrais, destaca que a implantação da infraestrutura de rede de alta velocidade (backhaul) aliada à entrada de novas empresas no setor irá melhorar os serviços de comunicações na região. “Muitas das cidades atendidas pelas infovias não têm acesso à fibra óptica. Agora, além de chegar o backhaul de fibras, também haverá competição entre as empresas. A expectativa é que a oferta de serviços que já está se iniciando com seis empresas aumente ainda mais com estas novas seis, com preços competitivos em relação aos praticados no resto do país”, afirmou.

Já compõem o Consórcio Aberto do Operador Neutro da Infovia 00 as empresas: Telefônica, Mobwire, BrDigital, ClickIP/ICOM Telecom, SEA Telecom e Aquamar. Elas foram qualificadas em processo de seleção aberto em julho de 2021.

Outra empresa também foi qualificada neste chamamento: a Easytech. No entanto, neste processo, foram disponibilizadas apenas seis vagas. Isso porque as infovias têm 12 pares de fibras ópticas reservados ao setor privado e seis já são ocupados pelas empresas selecionadas no primeiro edital. Esta empresa, Easytech, classificada em 7º lugar, poderá integrar o consórcio em caso de desistência de algumas das selecionadas.

MAIS CONECTIVIDADE PARA POPULAÇÃO – As consorciadas têm, cada uma, acesso a um par de fibra óptica para explorar comercialmente. Isso pode ser feito por meio da venda de pacotes a usuários finais ou compartilhando a infraestrutura com outras companhias. Os pares de fibra óptica suportam até 40 canais ópticos, cada um com capacidade de pelo menos 100 gigabits por segundo (Gbps).

A infraestrutura também viabiliza redes metropolitanas que levam conexão a instituições de ensino e pesquisa, hospitais, Unidades Básicas de Saúde e unidades do Poder Judiciário. Para isso, são utilizados os canais dos pares de fibras ópticas destinados ao setor público.

De acordo com o diretor-geral da RNP, Nelson Simões, a disponibilidade de serviços de internet representa uma transformação nas cidades e na vida das pessoas atendidas. “Nós que estamos em cidades servidas de comunicação não sabemos o que é não ter uma boa rede de celular. A gente tá acostumado a usar as aplicações nos nossos smartphones, a ter internet rápida nas casas e isso vai estar disponível para populações que estão a centenas de quilômetros, dentro de uma região onde barreiras naturais tornaram isso muito difícil nos últimos anos”, ressaltou.

Fonte: Ministério das Comunicações, com informações da RNP.