RUTE participa do Fórum da Internet no Brasil

- 24/09/2020

A Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) marcou presença no 10º Fórum da Internet no Brasil (FIB10), promovido anualmente pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), que está sendo realizado virtualmente entre 21 e 25/9. O especialista da Comunidade Saúde da RNP/RUTE, Paulo Lopes, participou da sessão principai 1 do dia 22/9 que abordou o tema "Internet, pandemia e sustentabilidade,", e contou com as participações de Laura Tresca (Artigo 19) como moderadora, Carlos Afonso (Instituto NUPEF),  Andriei Gutierrez (IBM), Tatiana Schor (SECTI-AM) e Artur Coimbra (Ministério das Comunicações). 

O painel trouxe os temas de internet e sustentabilidade, na linha da nova trilha temática inaugurada pelo Fórum de Governança da Internet (IGF) em 2020. Ela se baseia na busca por compreender os impactos da internet e TICs no meio ambiente e nas mudanças climáticas, além de compreender como essas tecnologias podem ser também agentes de transformação e proteção, da melhora da vida e preservação nas cidades, da redução do impacto de carbono, etc. Nesse sentido, a sessão também discutiu as consequências sociais da pandemia da Covid-19 e como a internet e suas tecnologias têm operado na perspectiva de mitigar efeitos negativos, além de exercerem papel fundamental na criação e implementação de soluções a partir de lições aprendidas durante o período de restrições.

Conselheiro suplente do CGI.br, com experiência na RUTE/RNP e membro da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) e da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde (ABTms), Paulo Lopes foi convidado para levar o tema da Saúde Digital para este espaço de discussão do evento. Ele abordou alguns exemplos de ações de combate ao novo coronavírus, em especial a importância da telemedicina, como estão associadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os desafios da internet para a Universalização da Saúde. Finalizou agradecendo a oportunidade de poder levar a semente da Saúde Digital, para um solo fértil do CGI.br, para diminuir a divisa digital e social: “Que venha a primavera”.

O 10ª Fórum da Internet no Brasil  contou com o apoio do serviço de Conferência Web da RNP, em uma grande operação realizada pela Diretoria Adjunta de Gestão de Serviços (DAGSer).

Saiba mais sobre o evento