Rute inaugura sua primeira unidade em Secretaria de Saúde na SES-PE

Luiz Ary Messina, Leonildo Sales, Humberto Antunes, José Iran Costa Júnior, Dulcineide Oliveira, Marcos Pélico e Magdala de Araújo Novaes

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) passou a ser a primeira Secretaria de Saúde do país a sediar uma unidade da Rede Universitária de Telemedicina (Rute). A inauguração aconteceu na segunda-feira, 17/12, no auditório localizado na sede do órgão, em Recife e contou com a participação do coordenador nacional da Rute, Luiz Ary Messina, do secretário de Saúde de Pernambuco, José Iran Costa Júnior, do secretário executivo da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-PE), Leonildo Sales, do secretário executivo de Coordenação Geral da SES-PE, Humberto Antunes, da diretora do Núcleo de Telessaúde da SES e agora coordenadora da unidade Rute, Dulcineide Oliveira, da coordenadora do Núcleo de Telessaúde da UFPE, Magdala de Araújo Novaes e do representante do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (Deges/SGTES/MS), Marcos Pélico.

Segundo a diretora do Núcleo de Telessaúde da SES, Dulcineide Oliveira, a incorporação à Rute trará diversos benefícios para a assistência, gestão e educação. "Com o apoio da Rute, poderemos levar os serviços ofertados pelo Núcleo de Telessaúde para as unidades básicas de saúde, por meio de ferramentas como a webconferência, que permite uma maior capilaridade. Profissionais da atenção primária poderão discutir em tempo real, por exemplo, casos clínicos com especialistas no assunto, qualificando, assim, o atendimento, além de reduzir encaminhamentos desnecessários para hospitais de grande porte", explica Dulcineide, agora, também coordenadora da nova unidade Rute.

Além da aprovação na Rute, o Núcleo Estadual de Telessaúde, em parceria com o Núcleo de Economia da Saúde de Pernambuco (NES-PE), coordenará um grupo internacional de interesse especial (SIG) sobre economia da saúde, área que fomenta o uso racional dos investimentos a partir de uma cultura de informações de custos em saúde para a tomada de decisões eficazes.

Sobre o Núcleo de Telessaúde da SES-PE

Com presença forte nas ações da SES, o Núcleo Estadual de Telessaúde realizou mais de 780 sessões de videoconferência nos últimos três anos. Foram mais de 36 mil profissionais beneficiados com os serviços. Atualmente, cerca de 70% das reuniões técnicas e administrativas da saúde em Pernambuco são realizadas em tempo real, por meio de videoconferência, reduzindo significativamente os gastos da pasta estadual com o deslocamento das equipes. Diariamente, são realizadas, reuniões para atender as demandas das diversas áreas técnicas da secretaria entre ações de Telegestão e Teleducação.

Atualmente, a rede do Núcleo de Telessaúde é composta por 22 pontos de videoconferência, espalhados pelas 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), hospitais de ensino, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-PE), além de três pontos na sede da SES. O serviço atende diretamente a mais de 30 mil profissionais e contribui para a assistência à saúde de mais de oito milhões de pernambucanos.

A ampliação da estratégia de Telessaúde em Pernambuco possibilitará o fortalecimento da tríade ensino-serviço-assistência nos diversos níveis de atenção à saúde no SUS, por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Com informações da SES-PE