Rute inaugura sete unidades em cidades do Nordeste, Norte, Sudeste e Sul do Brasil

Categoria
- 30/06/2015

Nesta terça-feira, dia 30/6, foram inauguradas sete unidades da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), projeto coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e integrado ao programa Telessaúde Brasil Redes. Os beneficiados foram os Hospitais Barão de Lucena (Recife - PE), Cristo Redentor e Fêmina, ambos do Grupo Hospitalar Conceição (Porto Alegre - RJ) e as unidades da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação no Rio de Janeiro (RJ), Belém (PA), Fortaleza (CE) e Macapá (AP).

A cerimônia de inauguração conjunta foi conduzida pelo coordenador nacional da Rute, Luiz Ary Messina, presente na sede da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, em Brasília, ao lado da presidente da rede, Lucia Villadino Braga, e da vice-presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Jeanne Michel, que abriu o evento. Ela ressaltou a importância do processo para a formação de recursos humanos e a melhoria da qualidade da atenção à saúde. “Os Hospitais Universitários (HUs) foram os primeiros a integrar a Rute. A parceria progrediu de forma extraordinária e, cada vez que a Rede Universitária de Telemedicina é ampliada, aumentam as possibilidades de atendimento à população. Esse é o maior ganho que temos”, disse a executiva. Dos 50 HUs existentes no Brasil, 30 deles estão sob a gestão da Ebserh.

Em seguida, a presidente da Rede Sarah fez uma breve apresentação sobre a importância das novas unidades de telemedicina. “A rede Sarah está muito feliz de poder participar da Rute com mais unidades. Isso abre uma perspectiva de um contato maior do Sarah com todas as outras instituições que trabalham com telemedicina e pesquisa, por exemplo, e assim podemos criar grandes bancos de dados e estudos multicêntricos. As possibilidades nesta interação de produção e geração de conhecimento integrado com vários centros do Brasil são maravilhosas”, ressaltou Lucia Villadino.

Também se apresentaram os coordenadores e especialistas das unidades de telemedicina do Sarah no Rio de Janeiro, em Belém, em Fortaleza e em Macapá, assim como a coordenadora da unidade de telemedicina do Hospital Barão de Lucena, Gracília da Conceição Silveira de Barros, que destacou o trabalho realizado pelo hospital de referência em Recife.

O coordenador da unidade da Rute do Grupo Hospitalar Conceição, responsável pelos hospitais Cristo Redentor e Fêmina, Sérgio Sirena, e a diretora-superintendente do grupo, Sandra Maria Sales, saudaram a todos e passaram a palavra aos gerentes de internação do Fêmina, Paulo Bobek, e do Cristo Redentor, Walter Henrique Broock Neto. Ambos apresentaram o trabalho realizado pelos hospitais, respectivamente: o Fêmina é especializado na atenção materno-infantil e o Cristo Redentor na área de trauma. 

Também participaram da cerimônia representantes do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) do Brasil. A coordenadora-geral de Cooperação Internacional de Projetos Multilaterais, Bárbara Sant´anna, compartilhou com todos o sonho de levar a Rute para toda a América Latina. “Já estamos fazendo articulações e temos quase todas as capitais dos países da América do Sul conectadas e esperamos levar a Rute para os hospitais dos nossos parceiros latino-americanos”, revelou. Carolina Rezende, da coordenação-geral de Biotecnologia e Saúde, frisou que, “para o ministério, a Rute é extremamente importante para o desenvolvimento da Atenção Básica da Saúde no Brasil”.

Por videoconferência, a coordenadora da Rute no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), Jeane Couto, parabenizou as novas unidades que estão sendo integradas à rede e a coordenadora nacional do programa Telessaúde Brasil Redes, Tâmara Guedes, ressaltou o apoio do Ministério da Saúde à iniciativa da Rute. “Nossa expectativa é que a incorporação de novos serviços dentro desta rede possa ampliar os debates em telessaúde e telemedicina no país, contribuindo com a discussão de ensino e pesquisa dentro dos hospitais e levando uma formação diferenciada para o sistema único de saúde”, disse Tâmara. 

Com as sete inaugurações, a Rute passa a ter 115 unidades inauguradas e em plena operação, localizados em hospitais universitários e de ensino, em todos os estados do Brasil. Entre outros objetivos, a rede integra e conecta todos os hospitais públicos universitários e de ensino, cria formalmente núcleos de telemedicina, apoia a realização de videoconferências, análise de diagnósticos, segunda opinião, inclusive formativa, e educação permanente, e web conferência, entre hospitais universitários e universidades, através da RNP, além de permitir a integração com secretarias estaduais e municipais de saúde, unidades básicas de saúde e hospitais do interior.