RUTE, ABTms e RNPI realizam webinar ‘Criança é prioridade’

- 07/10/2020

O Dia das Crianças (12/10) está chegando e não há melhor momento do que este para o debate sobre as condições necessárias para o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes. Por conta disso, todo ano, no mês de outubro, o SIG de Saúde de Crianças e Adolescentes, da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) realiza um encontro intitulado “Criança é prioridade”. A edição de 2020 foi especial e aconteceu online em razão da pandemia, na manhã de terça-feira, 6/10, contando com a participação e apoio da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde (ABTms) e da Rede Nacional pela Primeira Infância (RNPI).

A internet, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e o suporte técnico da RUTE contribuíram para que o evento virtual tivesse excelente impacto e provocasse forte emoção nos palestrantes e participantes.

O encontro foi moderado pela Dra. Evelyn Eisenstein, pediatra e coordenadora dos SIGs Saúde de Crianças e Adolescentes e COVID19 BR da RUTE, além de membro da ABTms, RNPI e Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e contou com palavrar iniciais do coordenador nacional da RUTE e presidente da ABTms, Dr. Luiz Ary Messina e da representante da secretaria executiva da RNPI Miriam Pragita.

Ao todo, foram quatro palestras de especialistas que discorreram sobre vários aspectos que envolvem o desenvolvimento saudável físico e mental de crianças e adolescentes:

  • Dra. Cristiane Kopacek pediatra da UFCSPA direto de Porto Alegr: “Os principais desafios da saúde para crianças”;
  • Dra Claudia Mascarenhas Fernandes, psicóloga e psicanalista, direto de Salvador e diretora do Viva Infância: “As questões de saúde mental das crianças e suas famílias em época de tantas mudanças de comportamento ressaltando que saúde mental é saúde integral”;
  • Dr. Fabio Paes, filósofo e teólogo, direto de São Paulo e coordenador do Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras): “As dimensões da finitude e da precariedade no processo humanitário e na invisibilidade das infâncias no Brasil”;
  • Dr. Vital Didonet, educador e assessor parlamentar, direto de Brasília: Apresentou o Plano Nacional da Primeira Infância, PNPI e que será lançado nacionalmente no dia 22/10, para todo o país. Ele afirmou em sua palestra "Não tenho muros, só tenho horizontes", sendo aplaudido (a distância) por todos os participantes. 

O um evento teve um grande impacto positivo, com trocas de conhecimentos, de links de vídeos e materiais educativos e informações de saúde. Estiveram presentes cerca de 30 profissionais de diversas áreas e dos estados do Ceará, Bahia, Espirito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

“A mensagem que fica é que todos os participantes disseminarão ainda mais o recado que a Criança é Prioridade, artigo 227 de nossa Constituição Federal, e também a importância das TICs neste momento tão difícil para todos, mas que iremos superar e juntos com nossas família”, afirmou a Dra. Evelyn Eisenstein.