Rumo a cidades inteligentes sustentáveis: plataforma InteliGente MCTI é lançada

- 03/12/2021

Na última semana, durante a 4ª Reunião da Câmara das Cidades 4.0, a Secretaria de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) lançou a plataforma InteliGente MCTI. A plataforma foi desenvolvida pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), em conjunto com o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer – responsável pela construção do modelo brasileiro de maturidade de cidades inteligentes e sustentáveis –  e tem como objetivo realizar um diagnóstico de maturidade para Cidades Inteligentes e Sustentáveis e propor diretrizes e eixos de atuação para elaboração da Política Nacional e da Política Municipal para Cidades Inteligentes Sustentáveis.

A plataforma visa contribuir com os gestores públicos federais, estaduais e municipais, auxiliando-os a identificar as condições atuais das cidades, as competências e necessidades para avançar em direção a se tornarem cidades inteligentes sustentáveis, a médio e longo prazos. Além disso, o diagnóstico realizado possibilitará que outros interessados (setor privado, indústria, instituições púbicas e privadas, academia e cidadãos) conheçam melhor a realidade das cidades, para encontrar formas de colaborar com a transformação digital e o desenvolvimento urbano sustentável local.

É possível acessar a plataforma em inteligente.mcti.gov.br

Para 2022, a expectativa do MCTI é aprimorar esse modelo de maturidade, após uma primeira rodada de análise das cidades, bem como a implementar ajustes e melhorias na plataforma.