RNP tem papel de destaque na programação da TNC15

Colaboradores da RNP participaram da Conferência de Rede do Terena (TNC15), que reuniu mais de 650 representantes de redes acadêmicas do mundo, entre os dias 15 e 18/6, em Porto (Portugal). O encontro anual, organizado pela Géant, apresentou uma visão única sobre os últimos desenvolvimentos em redes de pesquisa, no campo técnico e na área de aplicação e gestão.

Em sua 31ª edição, a TNC15 também foi uma oportunidade estabelecer contatos institucionais dentro de um contexto propício ao compartilhamento de experiências técnicas e administrativas. A RNP teve papel de destaque na programação, com quatro apresentações.

No dia 17/6, o diretor de P&D, Michael Stanton, apresentou a experiência da RNP na transmissão em 8K do Brasil para o Japão na sessão dedicada à videoconferência. Na mesma sessão, Tatsuya Fujii, da operadora de telecom japonesa NTT, falou sobre redundância na transmissão e em Forward error correction (FEC).

O gerente de Serviços, Jean Carlo Faustino, compartilhou a experiência no gerenciamento, integração e expansão do nosso Service Desk. Realizada no dia 16/6, a apresentação ressaltou a estruturação do serviço para atendimento de um grande número de instituições clientes com um pequeno grupo de analistas, além de ilustrar em gráficos resultados da implementação e gestão do Service Desk, como tempo médio de atendimento e resolução dos chamados.

O coordenador de P&D, Rafael Valle, participou de duas sessões. Uma sobre ensino a distância (16/6), onde se destacou a ferramenta Cacuriá, de criação de objetos de aprendizagem. Na outra, no dia 15/6, Rafael apresentou o ColisEU, de avaliação de rede sem fio, na sessão sobre o futuro do eduroam.