RNP tem papel de destaque na programação da TNC15

- 29/07/2015

Colaboradores da RNP participaram da Conferência de Rede do Terena (TNC15), que reuniu mais de 650 representantes de redes acadêmicas do mundo, entre os dias 15 e 18/6, em Porto (Portugal). O encontro anual, organizado pela Géant, apresentou uma visão única sobre os últimos desenvolvimentos em redes de pesquisa, no campo técnico e na área de aplicação e gestão.

Em sua 31ª edição, a TNC15 também foi uma oportunidade estabelecer contatos institucionais dentro de um contexto propício ao compartilhamento de experiências técnicas e administrativas. A RNP teve papel de destaque na programação, com quatro apresentações.

No dia 17/6, o diretor de P&D, Michael Stanton, apresentou a experiência da RNP na transmissão em 8K do Brasil para o Japão na sessão dedicada à videoconferência. Na mesma sessão, Tatsuya Fujii, da operadora de telecom japonesa NTT, falou sobre redundância na transmissão e em Forward error correction (FEC).

O gerente de Serviços, Jean Carlo Faustino, compartilhou a experiência no gerenciamento, integração e expansão do nosso Service Desk. Realizada no dia 16/6, a apresentação ressaltou a estruturação do serviço para atendimento de um grande número de instituições clientes com um pequeno grupo de analistas, além de ilustrar em gráficos resultados da implementação e gestão do Service Desk, como tempo médio de atendimento e resolução dos chamados.

O coordenador de P&D, Rafael Valle, participou de duas sessões. Uma sobre ensino a distância (16/6), onde se destacou a ferramenta Cacuriá, de criação de objetos de aprendizagem. Na outra, no dia 15/6, Rafael apresentou o ColisEU, de avaliação de rede sem fio, na sessão sobre o futuro do eduroam.

Tags