RNP, Telebras e Ustore firmam termo de cooperação

Categoria
- 28/10/2015

O diretor-geral da RNP, Nelson Simões, e os presidentes da Telebras, Jorge Bittar, e da Ustore, empresa de infraestrutura para computação em nuvem, Nelson Campelo, assinaram nesta quarta-feira (28/10), no estande da estatal no Futurecom, um termo de compromisso com o objetivo de desenvolver uma solução para a distribuição e armazenamento de conteúdo de propósito geral. 

O projeto prevê inicialmente a construção de solução que atenda às necessidades do sistema educacional brasileiro, garantindo a qualidade no acesso a conteúdo educativo, cultural, profissionalizante e recreativo, além de apoio à gestão administrativa. 

O acordo faz parte de uma iniciativa maior, cujo objetivo é construir infraestrutura tecnológica que viabilize a utilização de conteúdos educacionais e culturais, com a participação de todos os segmentos da sociedade, em sintonia com o Plano Nacional de Educação, Base Nacional Comum e Sistema Nacional de Educação.

Bittar explicou que o projeto busca uma solução de armazenamento de dados e transporte de conteúdo digital para todas as escolas públicas brasileiras, sejam estaduais ou municipais. “O objetivo é disponibilizar conteúdos dos acervos dos Ministérios da Educação (MEC) e da Cultura (MinC) e promover a conectividade das escolas, levando esses conteúdos aos alunos para ampliar os conhecimentos e melhorar a sua relação com a tecnologia”, ressaltou, acrescentando que o MEC tem apoiado o projeto desde o seu início.

Para Simões, o projeto é o começo de um caminho para integrar redes em todo o país, em centenas de milhares de pontos, e levar conteúdo de qualidade às salas de aula. “O nosso desafio é chegar ao maior número de escolas em todas as regiões”, ressaltou.

Por sua vez, Campelo disse que as novas tecnologias precisam ser usadas pela população e que sua empresa está engajada no projeto com a Telebras e a RNP para facilitar a chegada desse conteúdo digital às escolas e aos alunos. “Essa sinergia é importante para vencermos o desafio”, garantiu.