RNP seleciona coordenador para o novo Comitê de Inteligência Artificial

*Notícia atualizada em 21/6/2021

Nesta segunda-feira (14/6), a RNP lançou uma chamada aberta para selecionar candidatos ao cargo de coordenador do novo Comitê Técnico de Ciência de Dados e Inteligência Artificial, por um período de 12 meses. Pesquisadores com perfil de liderança e notória especialização nos dois temas podem submeter sua candidatura até o dia 11/7.

O Comitê Técnico de Ciência de Dados e Inteligência Artificial (CT-CDIA) visa ser um fórum de discussão aberto para estudar o futuro das aplicações de ciência de dados e IA, nas mais variadas áreas de pesquisa, mas com ênfase em aplicações de interesse do Sistema RNP, tais como educação, cultura, telemedicina, cibersegurança, redes de computadores e melhorias de processos organizacionais das organizações.

Desde 2010, a RNP organiza Comitês Técnicos de Prospecção Tecnológica (CTs), que são fóruns de discussão formados por pesquisadores de diversas instituições acadêmicas e de pesquisa no Brasil, com o objetivo de prospectar soluções tecnológicas e apresentar recomendações, em caráter consultivo.

Atualmente, a RNP coordena quatro Comitês Técnicos, nas seguintes áreas: Gestão de Identidades digitais, Monitoramento de Redes, Blockchain e Saúde Digital.

Para o cargo de coordenador do CT-CDIA, é desejável que o pesquisador candidato tenha experiência prévia na participação em projetos de PD&I financiados ou executados pela RNP. As propostas de candidatura devem ser enviadas por e-mail, pelo próprio candidato, para o endereço ct-cdia-coord@rnp.br.

Para saber mais, acesse a chamada.