RNP realiza demonstração em 4K configurada por redes definidas por software nos EUA

- 07/10/2015

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), em conjunto com a operadora de telecomunicações japonesa NTT, realizou uma demonstração de transmissão em 4K configurada por redes definidas por software no Technology Exchange, promovido pela rede norte-americana Internet2. O evento aconteceu dos dias 4 a 7 de outubro em Cleveland (EUA) e reuniu a comunidade de pesquisa e experimentação em redes mundial.

O diferencial dessa demonstração foi o uso da tecnologia SDN (Software Defined Networks) para viabilizar a transmissão do vídeo em ultra-alta definição (4K) sem a necessidade de compressão do vídeo. A operação é possível por circuitos dinâmicos configurados especialmente para esse tipo de transmissão, que criam redes virtualizadas controladas por switches em OpenFlow.

A demonstração no Technology Exchange mostrou 6 Gb/s de vídeos em 4K transmitidos do Japão e do Brasil para os Estados Unidos, por redes virtualizadas configuradas por tecnologia SDN pela Internet2. Os vídeos foram transferidos em quatro partes e depois sincronizados e reproduzidos como um só vídeo em 4K, resolução quatro vezes superior à Full HD.