RNP realiza apresentação em encontro de eHealth da Géant

- 29/01/2021

No dia 27/1, o coordenador nacional da RUTE (RNP) e presidente da ABTms, Luiz Ary Messina, foi um dos painelistas da reunião virtual para a definição da base de eHealth da Géant (Rede de Ensino e Pesquisa Europeia). Ele participou da “Session II Lightning Talks: eHealth in practice".

Na apresentação, ele mostrou como a RNP já contribuiu para oito dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, ressaltando que “as NRENs têm muito a contribuir para o impacto socioeconômico da Transformação Digital e a agenda 2030, se as considerarmos como redes de conhecimento e colaborativas".

Objetivos para os quais a RNP contribuiu
2. Fome zero e agricultura sustentável, 3. Saúde e Bem-estar, 4. Educação de qualidade, 5. Igualdade de Gênero, 9. Indústria, Inovação e Infraestrutura, 10. Redução das desigualdades, 11. Cidades e comunidades sustentáveis, 17. Parcerias e meios de implementação.

Messina destacou a importância da participação no evento, principalmente dentro do novo contexto criado a partir da criação da RUTE América Latina, em setembro de 2020.

“O avanço da RUTE no Brasil, sua expansão na América Latina e as redes acadêmicas do Brasil, México, Colômbia, Chile e Equador, e o reconhecimento internacional, colocam a RNP em posição de destaque perante a comunidade acadêmica internacional em saúde, a ponto de figurar entre as redes acadêmicas do mundo (Reino Unido, Alemanha, Dinamarca, Holanda, Itália, Brasil e Japão). Prova disso foi esse convite para apresentar nossa visão em Saúde Digital”, afirmou o coordenador nacional da RUTE.

Participaram do evento a Géant (Redes Regionais da Europa), APAN (Redes Avançadas Ásia-Pacífico), RedClara, e várias NRENs.