RNP promove quinto workshop sobre videocolaboração no Webmedia 2018

- 17/10/2018

No dia 18/10, a RNP realizará a quinta edição do workshop “O Futuro da Videocolaboração” (WCT-Vídeo), que faz parte da programação do Webmedia 2018. Promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o evento acontecerá este ano na reitoria do Instituto Federal da Bahia (IFBA), em Salvador, dos dias 16 a 19/10, e é voltado para alunos, pesquisadores e profissionais das áreas de multimídia, hipermídia e web.

No dia 20/8, foi lançada uma chamada de trabalhos que selecionou sete artigos aprovados pelo comitê de programa do evento. O foco foi a submissão de artigos que reforcem a colaboração e integração entre grupos e laboratórios de pesquisa, órgãos governamentais e empresas envolvidos. Os trabalhos serão publicados nos anais do Webmedia 2018.

Organizado pela RNP em parceria com a comunidade acadêmica, o workshop faz parte das atividades do Comitê Técnico de Videocolaboração (CT-Vídeo), que busca ser um fórum aberto para estudar o futuro das aplicações em vídeo e colaboração remota, em suas mais variadas áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação. “O comitê é aberto a todos os interessados. Para fazer parte, basta se inscrever na lista de discussão do grupo e participar das reuniões”, afirma o diretor-adjunto de Internet Avançada da RNP, Leandro Ciuffo.

Segundo ele, duas novidades este ano são a plataforma Encontro Remoto, para a realização de bancas remotas, webinars e reuniões, e o produto de vídeo desenvolvido pela Kasco P&D no escopo do projeto Cinemas em Rede, da RNP. A empresa é responsável pela comercialização da ferramenta STB-Scan, que auxilia o controle da qualidade do acesso ao cinema e à TV Digital.

O WCT-Video acontecerá como uma sessão integrada ao WebMedia 2018. Acesse a programação.

Também será possível participação de forma remota. Conecte-se pelo link https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ct-video.