RNP promove a migração e Ibict e Cetene passam a utilizar o G Suite gratuitamente

- 28/02/2020

A RNP promoveu, nos meses de janeiro e fevereiro, a migração do Ibict e do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) para o serviço de e-mail gratuito da Google. Ambas organizações passaram a ter alta disponibilidade para o serviço de e-mail, sem custo e com pouquíssima ou nenhuma necessidade de operação.

A migração dá-se pelo fato que muitas instituições não conseguem mais administrar seus servidores, seja devido à complexidade dessa tarefa, seja pela falta de recursos humanos, ou computacionais, ou por todos esses motivos juntos.

O Cetene já utilizava o serviço o G Suite, mas uma versão enterprise que é paga. O acordo firmado entre RNP e Google possibilitou que todas as instituições do Sistema RNP possam fazer uso da versão educacional gratuita.

A ação reflete os objetivos da RNP 2020, que incluem o apoio às nossas instituições para a solução de seus problemas.

Além do Ibict e Cetene, a RNP também já apoiou a UFG nessa migração, na qual foi possível disponibilizar o e-mail institucional para todos os alunos da universidade.

“É importante lembrar que essa ação é uma parceria da RNP com a Google e a Bedu Tech. Essa última é a responsável por orientar e capacitar a equipe para realizar a migração, além de agilizar os pedidos de aceite das instituições do Sistema RNP dentro da Google”, explica o gerente de Serviços, Marcelino Cunha.

*G Suite é o serviço do Google que oferece versões de vários produtos que podem ser personalizados de forma independente aos usuários.

ERRATA
O acordo entre RNP e Google ainda está sendo firmado. Ele 
visa facilitar a divulgação de informações pela RNP para as instituições usuárias, como uma fonte de referência confiável, sobre aspectos que são específicos da plataforma educacional.