RNP promove décima edição do Workshop de Gestão de Identidade

A RNP promoveu, no dia 16/10, a décima edição do Workshop de Gestão de Identidade (WGID) dentro da programação do XX Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e Sistemas Computacionais (SBSeg), da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Em razão da pandemia, o evento foi realizado virtualmente entre os dias 13 e 16/10.

Na parte de manhã, a programação contou com apresentações do CTO do AllowMe, plataforma de validação e gerenciamento de identidade digital, Thiago Diogo, que abordou os conceitos de Zero Trust Identity na perspectiva do OpenID e OAuth2, trazendo a implementação da solução Open Source de Gestão de Identidades Keycloak, mantida pela Red Hat, do professor e pesquisador da UFSC Jean Martina, que tratou do case da Assin@UFSC, uma experiência bem sucedida de uso de certificado digital avançado ICPEdu no ambiente universitário e de Caio Souza, da LedgerTec e Guido Lemos, professor da UFPB, que comandaram um painel sobre Desafios e Oportunidades na Gestão de Documentos Digitais Relevantes.

Pela tarde, o CEO e cofundador da In Loco Media, André Ferra e o analista de TI da UFGRS deram palestras antes do painel final com o tema Identidade Digital Descentralizada, que contou com a participação do vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento do CPqD, Alberto Paradisi, da Blockchain Strategist pelo MIT e Universidade de Oxford, Tatiana Revoredo e da diretora de Inovação da Certisign Certificadora Digital, Maria Teresa Aarão. O debate foi moderado pela professora e pesquisadora da UFBA, Fabíola Greve.

Sobre o WGID O evento visa ser um fórum para discussões e apresentações técnicas de trabalhos em torno do estado da arte de tecnologias relacionadas com gestão de identidades. Além disso, busca-se também identificar os desafios de pesquisa e possibilitar a reunião de pesquisadores da área.

RNP tem artigo apresentado no SBSeg
Também no dia 16/10, a RNP teve representantes apresentando um artigo intitulado “Como ofertar aplicações web Python como um provedor de serviço Shibboleth usando microsserviços”, no Salão de Ferramentas do evento. Os autores do trabalho são Carolina Felicissimo (RNP) e Michelle Wangham (Univali/RNP), Felipe Cardoso (IFSC/RNP), Allex Andrade (IFSC/RNP) e Emerson Mello (IFSC).

Leia o artigo por aqui