RNP participa de Seminário do Portal de Periódicos em Brasília

O Portal de Periódicos - plataforma que reúne material produzido pela comunidade cientifica internacional e o disponibiliza às instituições de ensino e pesquisa no Brasil - realizou a edição anual de seu seminário. A abertura do evento aconteceu nesta segunda (6/11), no auditório da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília, e contou com a presença do diretor-geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Nelson Simões.

Ele apresentou as iniciativas da organização para auxiliar a comunidade acadêmica do Brasil e ainda destacou a estreita cooperação entre as entidades. Melhorar o ambiente de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), acabar com as complexidades na relação entre os grupos de pesquisa e habilitar novas redes para colaboração foram os quesitos apresentados como fundamentais aos presentes.

Simões exaltou a facilidade e o conteúdo que o Portal de Periódicos oferece. “O portal é uma plataforma fundamental para qualquer grupo de pesquisa, pois dá acesso a um conhecimento, uma produção científica global”, afirmou. Ainda segundo o diretor-geral, seria muito difícil para o ensino e pesquisa no país avançar sem as facilidades trazidas pela modernidade e isso faz com que RNP e Capes busquem sempre enxergar o avanço tecnológico para superar problemas. “Temos, ainda, enormes desafios para vencer”, completou.

Ainda segundo o diretor-geral, a RNP tem o interesse de entender mais a fundo as necessidades dos programas de pós-graduação nas universidades. “Saber como auxiliar, aliar facilidade e simplicidade para os caçadores de conhecimento são qualidades que devem ser evoluídas. Tudo isso tem a ver com esse ambiente de comunicação e colaboração que nós estamos desenvolvendo”, finalizou.

O evento foi destinado a editores e membros da comunidade acadêmico-científica brasileira e internacional, com palestrantes de instituições do exterior, de países como Estados Unidos, Colômbia, Chile, Portugal e Suíça. A programação do seminário 2017 é composta por quatro grandes temas: avaliação da produção científica, acesso aberto, modelos de assinatura de conteúdo e políticas públicas de acesso à informação.

As temáticas vêm sendo amplamente discutida pelas equipes de especialistas que atuam em prol do Portal de Periódicos e a intenção é ampliar a discussão para representantes das comunidades nacional e internacional, trazendo ideias sustentáveis que poderão ser adaptadas e aplicada à realidade do Brasil.

O Portal

O Portal de Periódicos é uma das maiores bibliotecas virtuais do mundo: disponibiliza a usuários de mais de 400 instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica nacional e internacional. Os usuários encontram hoje mais de 38 mil títulos de revistas científicas, além de patentes, normas técnicas, teses e dissertações, obras de referência, arquivos abertos e redes de e-prints, estatísticas, livros, entre outros tipos de materiais.