RNP participa do I Workshop de Inovação da DED/Capes

Nos dias 10 e 11/12, em Brasília, foi realizado I Workshop de Inovação da Diretoria de Educação a Distância (DED) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a RNP teve participação ativa durante o evento. O gerente de Serviços Jean Carlo Faustino apresentou uma palestra sobre o MConf, software que corresponde à base tecnológica do serviço de Conferência Web da RNP desde 2016, e também fez parte de uma comissão de avaliação dos projetos de inovação contemplados no Edital Nº 03/2015. O analista da Diretoria Adjunta de Gestão de Serviços (DAGSer) Wescley Patrick também participou do encontro comandando um minicurso sobre o próprio MConf.

Na palestra, primeiramente, Jean contextualizou o lugar do MConf na modelagem do serviço de Conferência Web, depois destacou o processo de inovação da RNP na criação de uma solução nacional quando não havia nenhuma outra à altura do Adobe Connect. Ele ressaltou a contribuição, não somente para o desenvolvimento do conhecimento e da ciência Brasileira, tendo em vista que ele foi criado por um grupo de trabalho formado por professores e alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que levou à criação de uma startup que pode também comercializar o software dentro e fora do país. 

Também foi ressaltado o papel fundamental da Capes como propulsora no desenvolvimento do MConf. Isso porque o Conferência Web surgiu a partir de uma demanda dela, a de ter uma solução que viabilizasse a participação remota em aulas de mil diferentes cursos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Para atender à necessidade, a RNP não somente criou o serviço utilizado por várias universidades brasileiras, como também estabeleceu uma unidade específica de atendimento do usuário final: o Service Desk, que cresceu consideravelmente desde sua criação tornando-se, também, um caso de sucesso para a própria organização.

“Uma das lições que esta experiência nos ensina é que, parafraseando o velho ditado de que ‘não basta ser pai, tem que participar’, podemos dizer que ‘não basta ser pai de uma inovação, tem que cuidar desta’ para que ela cresça forte e com credibilidade para que seja, enfim, usada pelas pessoas. Neste sentido, nós da RNP nos orgulhamos de ter criado e cuidado com a Capes um serviço e um processo de atendimento que tem funcionado e se ampliado há quase dez anos”, afirma Jean Carlo Faustino.

Confira a palestra na íntegra, a partir de 2h e 02m, por aqui!

UFPR, UFMS e UFRGS são premiadas por melhores soluções

Com relação à escolha das melhores soluções criadas na área da tecnologia e educação, no âmbito do Edital Nº 03/2015, o Simulador Empresarial de Gestão Pública, produzido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), conquistou o primeiro lugar. Na segunda posição, a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), ganhou o prêmio com a plataforma “Mineração de Dados para Predição de Evasão em Ambientes de Ensino a Distância”. Já o terceiro lugar, ficou com o laboratório virtual Avatar, projeto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Confira o vídeo com depoimentos dos ganhadores por aqui.