RNP participa de demonstração do projeto AutoGOLE do GLIF durante o evento SuperComputing 2013

O piloto Automated GOLE do Global Lambda Integrated Facility (GLIF) conecta dinamicamente os GLIF Open Lightpath Exchanges (GOLEs) e redes ao redor do mundo. Durante o evento SuperComputing 2013 (SC13) que aconeteceu durante os dias 17 a 22 de novembro de 2013  em Denver, Colorado, EUA, serviços dinâmicos de camada 2 conectaram cerca de 20 domínios em 4 continentes, comprovando a compatibilidade da versão 2.0 do Network Service Interface Connection Service (NSI CS 2.0). NSI é um padrão de arquitetura sendo desenvolvido como um projeto colaborativo entre a comunidade GLIF e o Open Grid Forum  (OGF)[2] uma organização de desenvolvimento de padrões.

A demonstração envolveu 6 diferentes implementações em software do NSI: AutoBAHN pela GÉANT, G-Lambda/A pela AIST, G-Lambda/K pela KDDI R&D Labs, DynamicKL pela KISTI, OpenNSA pela NORDUnet, OSCARS pela ESnet e BoD pela SURFnet. A comunicação do Plano de Controle entre esses Network Resource Managers (NRMs) é feita através do Network Services Interface Connection Service vesão 2.0 Release 99. O piloto usou descrições de topologias de rede distribuídas baseadas no padrão Network Markup Language (NML) com extensões NSI.

Um teste anterior ao piloto apresentado no SC'13 em Denver ocorreu durante o encontro Anual do GLIF em Outubro, em Singapura. Os GOLEs participantes, redes e parceiros durante as demonstrações durante o encontro do GLIF e nas demonstrações durante o SC'13 foram AIST (JP), SINET (JP), KDDI R&D Labs (JP), JGN-X (JP), KISTI (KR), SingAREN (SG), SouthernLight (BR), RNP (BR), AMPATH (US), ESnet (US), Internet2 (US), StarLight (US), PSNC (PL), NORDUnet (Scandinavia), GEANT (EU), GRnet (GR), CESNET (CZ), University of Amsterdam (NL), SURFnet (NL) and NetherLight (NL).

Para comprovar a funcionalidade das conexões fornecidas pelo NSI Connection Service versão 2.0, três demonstrações de plano de dados também foram realizadas com sucesso. Na primeira demonstração, vários domínios instalaram um cliente VideoLAN Client (VLC) como fonte de transmissão de vídeo que foram usados para transmitir vídeos a várias cabines no piso do evento SC'13. A RNP participou desta demonstração transmitindo vídeo em alta definição a partir do escritório do Rio de Janeiro, passando pelos GOLEs SouthernLight, AMPATH e StarLight. A segunda foi uma demonstração do NICT, de controle adaptativo de caminho para serviço inter-nuvem em resposta a condições de desempenho de rede. Esta demonstração foi alcançada através do controlador SDN, que integra a NSI, PerfSONAR, OpenStack e interfaces OpenFlow. O controlador de SDN do NICT foi desenvolvido pela KDDI R&D Labs. A terceira demonstração interligou AIST (JP), CESNET (CZ) e o local do evento SC'13 usando vídeo interativo baseado em software UltraGrid + CoUniverse, que permite a auto-organização de distribuição de vídeo multiponto com baixa latência e aloca os circuitos automaticamente diretamente a partir da aplicação com base nas necessidades de distribuição de dados. Esta foi a primeira demonstração da alocação circuito diretamente de uma aplicação de usuário usando a infraestrutura AutoGOLE com interface NSI.

O passo seguinte para a GOLE Automatizado é progredir na direção de serviço em produção, permitindo aos usuários finais e redes realizarem experimentos sobre a malha de recursos do GLIF.