RNP participa de workshop internacional de Internet do Futuro no Net Futures 2016

- 02/05/2016

A RNP passou a ocupar um lugar de liderança no Global Experimentation for Future Internet (GEFI), grupo formado pela União Europeia, Estados Unidos, Brasil e Japão, para definir os rumos da colaboração global em Internet do Futuro. Os resultados desse trabalho foram apresentados no Net Futures 2016, evento realizado em Bruxelas, na Bélgica, nos dias 20 e 21/4, que reuniu representantes da indústria tecnológica da Europa, da comunidade científica, de empresas e organizações envolvidas em pesquisa e inovação.

Segundo o diretor de P&D da RNP, Michael Stanton, que participou da sessão dedicada ao GEFI no Net Futures, as relações entre os países que formam o grupo internacional deixaram de ser polarizadas pela União Europeia e os EUA e passaram a ser multilaterais, com participação do Brasil na tomada de decisão. “Desde 2013, discute-se ativamente a federação das iniciativas experimentais dos EUA, Europa, Brasil e Japão, para possibilitar a colaboração entre as iniciativas desses parceiros”, revela.

Na sessão dedicada ao GEFI no Net Futures 2016, Michael Stanton apresentou as oportunidades de pesquisa experimental no Brasil, enquanto a diretora-adjunta de Internet Avançada da RNP, Iara Machado, mostrou a proposta de laboratório distribuído do projeto Fibre (Future Internet Brazilian Environment for Experimentation), gerenciado pela rede acadêmica brasileira.

O painel exemplificou ainda a interconexão de iniciativas semelhantes por meio de uma demonstração entre um laboratório do GENI nos Estados Unidos e o Fibre no Brasil, realizada pela Universidade de Gent, na Bélgica, que coordena a associação dos ambientes experimentais na Europa.

Desde 2008, a plataforma GENI é a iniciativa da National Science Foundation (NSF) dos EUA que permite pesquisa experimental em Internet do Futuro. No mesmo ano, a União Europeia lançou a iniciativa FIRE (Future Internet Research and Experimentation), como programa semelhante. Novas arquiteturas de rede, serviços e aplicações, federações, computação em nuvem, Internet das Coisas e redes sem fio são alguns dos campos de estudo.