RNP participa de revisão do projeto 5G-RANGE, na Espanha

Nos dias 5 e 6/3 aconteceu em Madri, na Espanha, a Revisão Interina do projeto 5G-RANGE, executado dentro da 4a Chamada Coordenada Brasil-União Europeia, lançada em 2017. Durante o evento realizado na Universidade Carlos III de Madri, os pesquisadores que coordenam o projeto puderam apresentar os resultados mais recentes para uma banca de revisores, composta por dois profissionais europeus e dois brasileiros, além dos coordenadores da Comissão Europeia, Jorge Pereira, e da RNP, Lucas Bondan.

O objetivo principal do 5G-RANGE é projetar, desenvolver, implementar e validar os mecanismos para permitir que a rede 5G forneça uma solução economicamente eficaz para o acesso à internet em áreas remotas. Em um dos casos de uso demonstrados na revisão, drones foram utilizados para prover conectividade a usuários, conectando-se à rede 5G desenvolvida pelo projeto.

“Os projetos executados dentro das chamadas coordenadas entre RNP e Comissão Europeia são periodicamente avaliados por meio de revisões como essa que ocorreu em Madri. Com esse acompanhamento, é possível ver de perto os desdobramentos técnicos e científicos dos projetos, discutir soluções em potencial junto aos coordenadores do projeto e delinear estratégias para que o projeto seja concluído com sucesso. No caso do 5G-RANGE, foi discutido, em detalhes, o plano de negócios para implantação das soluções, além de iniciado o planejamento para as demonstrações finais que ocorrerão ainda em 2020, aqui no Brasil”, conta o gerente de Projetos de P&D do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Digitais para Informação e Comunicação (CTIC), da RNP, Lucas Bondan.

A avaliação final do projeto está planejada para ocorrer ainda em 2020, juntamente com o Workshop dos projetos da 4a Chamada Coordenada e do Diálogo Brasil-União Europeia.

;