RNP participa da primeira reunião do projeto Magic

- 10/07/2015

Nos dias 11 e 12/6, foi realizada a reunião de kick-off do projeto Middleware para Aplicativos Colaborativos e Comunidades Globais Virtuais (em inglês, Magic), na rede acadêmica francesa, a Renater, em Paris. Estiveram presentes 29 representantes de redes acadêmicas (NRENs) que integram o Magic, entre eles o representante da RNP no Comitê de Governança do projeto, Antônio Carlos Fernandes Nunes, e o coordenador do pacote de trabalho sob responsabilidade da organização, que tratará sobre a difusão de federações de identidade e eduroam para outras regiões do mundo, Leandro Guimarães.

A reunião de kick-off foi a oportunidade de os integrantes do Magic planejarem e detalharem as diferentes atividades e tarefas que devem ser realizadas durante o projeto, garantindo a participação de todas as regiões do mundo. A iniciativa busca estabelecer um conjunto de acordos entre as localidades participantes com o intuito de consolidar e completar os blocos de middleware necessários ao estabelecimento de um mercado de serviços e aplicativos de tempo real para grupos de pesquisa internacionais e intercontinentais. Isso facilitará a mobilidade e o trabalho das comunidades científicas globais.

A criação desse projeto está diretamente relacionada ao sucesso do projeto Elcira (Europe Latin America Collaborative e-Infrastructure for Research Activities), que teve foco na integração entre a América Latina e a Europa. O objetivo agora é compartilhar os resultados positivos e lições aprendidas com as redes acadêmicas de outras regiões.  

Projeto Magic é aprovado pela Comissão Europeia