RNP participa da III Semana de Inovação do Brasil na Suécia

- 13/05/2022

A convite do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o coordenador nacional da RUTE/RNP, Luiz Ary Messina, integrou a delegação brasileira de pesquisadores que participou da III Semana de Inovação do Brasil na Suécia, realizada em Estocolmo, entre os dias 9 e 13/5.

A programação contou com uma reunião com representantes da Vinnova, a agência de inovação sueca, no dia 9/5, com a missão de fortalecer a capacidade da Suécia de inovar e contribuir para o crescimento sustentável.

No dia seguinte, foi realizada uma reunião do Grupo de Trabalho em Alta Tecnologia Inovadora (GT-ATI), na qual foram apresentados os avanços do GT com relação ao plano de ação 2021-2023 e as colaborações que vêm ocorrendo nos subgrupos de Bioeconomia, Cidades Inteligentes, Saúde, Mineração Sustentável e Agências de Financiamento. Na oportunidade, o subgrupo de Saúde, representado por Luiz Ary Messina e Heather Marshall-Heyman (Swelife / Karolinska Institut) compartilhou com os presentes a cooperação entre Unesp, UEPB e a Universidade de Upsala na obtenção do 1º Lugar no Hackathon sobre Prevenção da Obesidade Infantil em 2021 e os projetos colaborativos em articulação.

Já em 11/5, Messina coordenou o painel sobre Saúde Digital, que contou com cientistas de diversas organizações brasileiras e suecas, alguns remotamente. Eles expuseram as linhas de pesquisa que estão seguindo, debateram quais perspectivas se pode esperar para uma colaboração Suécia e Brasil, e principalmente, trocaram experiências, descobertas, resultados e demonstraram vontade de cooperar.

No dia 12/5, o coordenador da RUTE participou de uma nova reunião com a Vinnova, desta vez para tratar sobre fontes de financiamento para inovação. Também estiveram presentes no encontro representantes das agências de financiamento brasileiras Finep, Fapesp e Embrapii, que apresentaram e debaterem seus modelos de fomento, representantes do MCTI e da Embaixada da Suécia no Brasil.

A III Semana de Inovação Brasil na Suécia foi encerrada com uma continuação da discussão sobre modelos de financiamento para inovação, no dia 13/5, na qual foram realizadas apresentações sobre a estrutura do MCTI e o Programa Horizon da União Europeia.