RNP participa da 19º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

- 09/12/2022

A RNP marcou presença na 19ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada entre os dias 28/11 e 04/12. O evento promovido anualmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) tem o objetivo de mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de C&T, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.  

No dia 30/11, diretora de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da RNP, Iara Machado, participou do seminário que apresentou os resultados dos projetos executados com recursos dos Programas Prioritários de Interesse Nacional (PPI) no âmbito da nova Lei de Informática – Lei de TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação).  

Entre 2021 e 2022, cerca de R$ 1 bilhão foi investido pelo setor privado em projetos dos PPI instituídos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e instituições parceiras - entre elas a RNP. A diretora destacou a importância dos PPIs para os avanços da inovação no país e apresentou alguns projetos, como o 5G-in-a-box, 6g Brasil e OpenRAN@Brasil. Assista o seminário na íntegra: 

Remote video URL

 

O gerente de atendimento integrado, Francisco Júnior, realizou uma palestra sobre Criatividade e Inovação, e a analista de negócios sênior, Larissa Marra, apresentou o projeto Meio-Fio Modular, o primeiro produto patenteado pela RNP.  

"O evento me surpreendeu. Com a palestra e a demonstração do Meio-Fio Modular foi possível contatar diversos atores do setor público para apresentar o produto e encaminhar conversas futuras. Além de conversas com demais instituições vinculadas ao MCTI sobre possíveis parceiras necessárias para melhorias do produto”, relata Larissa. 

 Além da programação oficial, a organização teve um stand divertido que recebeu cerca de 5.000 mil visitantes durante a semana.  

Stand 19 SNCT 2