RNP participa da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

- 29/10/2020

Entre os dias 19 e 23/10, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) realizou a 17ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com diversas atrações. O tema escolhido este ano foi Inteligência Artificial, a nova fronteira da ciência brasileira. Para falar sobre esse tema, a RNP participou na sexta-feira (23/10), às 17h, com uma palestra do coordenador de P&D Rafael Valle, sobre os projetos da comunidade acadêmica apoiados pela RNP, em parceria com a Microsoft.

Outubro também foi o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação. A campanha lançada pelo MCTI, em conjunto com as suas organizações vinculadas, promoveu uma série de atividades para aproximar a ciência e a tecnologia do público em geral. A RNP teve uma participação especial ao longo do dia 14/10. O especialista em e-Ciência da RNP, Alex Moura, abriu a programação e fez uma apresentação sobre “A Internet do Futuro”.

Já o professor e pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Juarez Bento da Silva, foi convidado pela RNP para apresentar uma sessão interativa de Experimentação Remota para Jovens. O pesquisador é do Laboratório de Experimentação Remota da UFSC, e participou do desenvolvimento da plataforma RELLE, que permite a realização de experimentos em laboratórios e equipamentos reais.

À tarde, o tema foi “Você pesquisador: quais serviços de Internet você precisa?”. Os diretores-adjuntos da RNP Luiz Coelho, Antônio Carlos Fernandes Nunes e Leandro Guimarães apresentaram as principais plataformas da RNP para a Ciência, entre elas o serviço de Nuvem Acadêmica, o NasNuvens, que é um marketplace de serviços para pesquisadores.   

Para apresentar as pesquisas e projetos de inovação em andamento na RNP, foram convidados o diretor-adjunto de gestão de PD&I Lisandro Granville e o gerente de P&D André Marins. Logo após, o diretor-geral da RNP Nelson Simões participou de uma roda de conversa com o professor titular da UFBA Nelson Pretto e a secretária do MCTI Lucia Melo.

O dia 14/10 ainda teve rodadas de conversas temáticas: o gerente de Relacionamento da RNP em Cultura, Álvaro Malaguti, apresentou “Um Mar de Informação: Acervos, Conteúdos e Arquivos na Internet", o coordenador nacional da RUTE, Luiz Ary Messina, falou sobre “A Importância da Telemedicina na Pandemia”; e o gerente do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS), Edilson Lima, apresentou “Casos de Hackers na Internet”.

Nossa participação no dia 14/10 terminou com um painel de “Causos do nascimento da internet no Brasil: uma história divertida”, formado pelo diretor de Serviços e Soluções da RNP, José Luiz Ribeiro Filho, o cientista de redes Michael Stanton e o diretor do NIC.Br, Demi Gestchko, esses dois últimos são representantes do Brasil no Internet Hall of Fame.

Para mais informações, acesse o site do evento: snct.mcti.gov.br.

;