RNP na Campus Party Goiás: conectividade, hackathon, palestra e muito mais!

- 09/06/2022

Tecnologia. Criatividade. Inovação. Educação. Empreendedorismo. Ciência. Disruptividade. Esses são valores que amarram a concepção da Campus Party, festival que engaja comunidades em um ambiente imersivo com uma missão ousada: “reescrever o código fonte do mundo”. A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), mais uma vez, se junta aos campuseiros e conecta esse movimento na próxima edição do evento, em Goiânia (GO), que acontece entre 15 e 19 de junho.

Durante cinco dias, o Passeio das Águas Shopping se transforma em uma arena propícia para inovação conectada pela RNP, que disponibilizará internet segura e de alta capacidade, em uma banda de até 10Gb/s ao evento e às cerca de 70 mil pessoas que devem estar presentes, conforme estima a organização da Campus Party. Além da rede cabeada, haverá sinal WiFi seguro do eduroam, acessível para estudantes, professores e pesquisadores via Comunidade Acadêmica Federada (CAFe).

Para engajar ainda mais os campuseiros presentes, a RNP promove um desafio. Um hackathon (isto é, uma maratona de programação para desenvolver soluções, discutir novas ideias, resolver problemas e/ou aprimorar projetos de software ou de hardware) com o objetivo de “Melhorar a experiência do usuário com foco em UX e/ou Acessibilidade” do nosso serviço Eduplay.  Mais informações sobre o hackathon! 

Outra participação da RNP no evento acontece por meio de uma palestra marcada para o dia 17/6, às 15h, com tema "Cansei de criar software que ninguém quer usar", que abordará os desafios enfrentados desde o entendimento das reais necessidades dos usuários, o uso da abordagem de Design Thinking e a preocupação com usabilidade, passando pelo processo de desenvolvimento ágil a partir de sprints, as funcionalidades essenciais em um projeto, com análise de resultados e entregas real de valor. Na oportunidade, serão apresentados cases de projetos da RNP com o Ministério da Educação (MEC) de grande abrangência, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Diploma Digital, Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) Digital, e o Acesso Único - que reunirá o Sisu, Prouni e Fies em um único ambiente.

Os palestrantes são:

Felipe Nascimento

Felipe Nascimento, analista de Inovação na RNP, entusiasta em inovação e métodos ágeis, líder do esquadrão de LABs e do grupo de estudos sobre Metaverso na RNP.

Roosevelt Benvindo

Roosevelt Benvindo, gerente de Soluções na RNP, responsável pela prospecção e gestão de soluções tecnológicas da organização.

Quem estiver no evento e quiser conhecer mais sobre a atuação ampla da RNP, além participar das diversas interações previstas, está mais que convidado para visitar o nosso stand.