RNP lança UHD Media Server no WRNP e participa do Hackathon SBRC 2019

Categoria
- 27/05/2019

O UHD Media Server, exibidor de conteúdo digital, equipamento desenvolvido em parceria com a Kasco, Mackenzie e Sator Eletrônica no âmbito da iniciativa Soluções Digitais para Cultura (SDC), esteve presente em dois momentos durante o Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC 2019), realizado no início de maio, em Gramado.

A RNP apresentou o equipamento à comunidade do SBRC e exibiu o vídeo de divulgação no estande montado no WRNP e, paralelamente, propôs casos de uso utilizando o UHD Media Server com aplicação no tema do Hackathon SBRC 2019 - Cidades Inteligentes, espaço para que interessados e entusiastas em tecnologias se encontrassem e criassem projetos-relâmpago entre os dias 6 e 9/5.

A RNP e a Kasco disponibilizaram para o hackathon um protótipo com recursos de inteligência artificial que permite a identificação de emoções através de expressões faciais (alegria e tristeza). Com o apoio de profissionais da Kasco P&D em tecnologia, os participantes buscaram ampliar o universo de possibilidades do UHD Media Server e o projeto foi contemplado com o primeiro lugar na disputa com outras duas plataformas.

“A exposição do UHD Media Server durante o WRNP e Hackathon do SBRC 2019 foi fundamental para divulgar e demonstrar o potencial do equipamento, identificar possíveis casos de uso e aplicações para a Cultura e Educação” relata Graciela Martins. “Da exposição no WRNP tivemos como desdobramentos a articulação de duas Provas de Conceito (PoCs) e dois equipamentos foram alocados, um para testes e homologação com soluções de videocolaboração desenvolvidas na Coordenação do Prof. Valter Roesler e outro para a Diretoria Geral da RNP para demonstrações em clientes. Já o Hackathon contribuiu para dar visibilidade ao equipamento e explorar o seu potencial nas aplicações utilizando inteligência artificial”, destaca a analista de Soluções Alexandra Manarini.

Veja o vídeo de divulgação do UHD Media Server.