RNP lança chamada para submissão de artigos sobre videocolaboração

Até o dia 30/6, o Comitê Técnico de Prospecção Tecnológica em Videocolaboração (CT-Vídeo), coordenado pela RNP, está recebendo propostas de trabalhos na modalidade Capítulo de Livro, que farão parte de uma publicação da 23ª edição do Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia 2017).

Organizado anualmente, o WebMedia é principal fórum científico da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) nas áreas de Multimídia, Hipermídia e Web. Este ano, o evento ocorrerá em Gramado, entre os dias 17 e 20/10.

Em paralelo ao Webmedia, a RNP promoverá, pelo quarto ano consecutivo, o Workshop “O futuro da videocolaboração”, que será no dia 19/10, no Centro de Eventos da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUFRGS), com possibilidade de participação remota. O objetivo do workshop é criar um fórum aberto para estudar o futuro das aplicações em colaboração de vídeo, nas suas variadas áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

É possível submeter trabalhos para o Workshop em três categorias: capítulo de livro, short paper com vídeo demo e abstract (resumo). Na modalidade de capítulo de livro, os relatos submetidos farão parte de um livro eletrônico publicado pela SBC, que reunirá visões de futuro sobre videocolaboração. O livro será distribuído gratuitamente, com o devido registro de ISBN. Cada capítulo deverá conter um texto entre 25 e 40 páginas e o formato deve estar de acordo com o modelo da SBC. Uma forma de organização do capítulo é sugerida na página do Workshop.

Os autores dos seis melhores capítulos selecionados deverão realizar uma apresentação de até 20 minutos no workshop do CT-Vídeo. Para isso, um autor de cada capítulo poderá ter a hospedagem, passagem aérea e inscrição no WebMedia custeadas pelo CT-Video. Os interessados deverão enviar um resumo do capítulo, de no máximo três páginas, até o dia 30/6. A versão final do capítulo de livro deverá ser entregue até o dia 28/8.

Os trabalhos poderão contemplar um ou mais dos seguintes tópicos de interesse, sem precisar se restringir a eles: aplicações multimídia na saúde; produção, edição e transmissão multimídia; sistemas de telepresença; sistemas de colaboração remota; áudio 3D; cinema digital; educação online; machine learning em aplicações de vídeo; sistemas de vigilância e segurança; e geração de vídeos em ambientes não controlados.

Para mais informações, acesse a página do Webmedia 2017.