RNP lança chamada pública para Programa de GTs de 2023

Nesta quarta-feira (20/7), a RNP lançou a sua chamada pública para o Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de Grupos de Trabalho de 2023, pela qual serão desenvolvidos novos produtos e serviços em cocriação com a comunidade acadêmica.

Pesquisadores de instituições públicas e privadas poderão enviar suas propostas até o dia 25/9. Os resultados dessa chamada pública serão divulgados no dia 25/10, com o anúncio dos novos Grupos de Trabalho selecionados.

Acesse o edital

Assim como nos anos anteriores, o edital convida a comunidade científica e também startups interessadas em empreender em parceria com a RNP, para a criação de um Produto Minimamente Viável (do inglês MVP) como principal resultado do projeto de PD&I. 

Este ano, a principal mudança está na alocação de pessoal. “Agora será possível alocar até 40% na startup e 60% no grupo de pesquisa”, informa o diretor-adjunto de Gestão de Pesquisa e Pesquisa e Desenvolvimento, Lisandro Granville. ” Além disso, mais pessoas poderão ser alocadas para as funções de inovação. “Será preciso alocar ao menos um líder de inovação, podendo indicar até dois assistentes de inovação”, complementa.

O MVP desenvolvido deverá ser obrigatoriamente para a criação de um novo produto ou serviço que possa beneficiar o Sistema RNP. Propostas para evoluir produtos e serviços já existentes não serão o alvo desta chamada.

Os projetos serão desenvolvidos ao longo de 2023 e terão duração de 12 meses. Ao longo do período, a RNP irá apoiar na adoção de ferramentas e técnicas na modelagem do negócio.

A lista não exaustiva de tópicos de interesse da RNP na chamada pública inclui Inteligência Artificial, Big Data, Blockchain, Internet das Coisas (IoT), Gestão de Identidade, Educação a Distância, Telessaúde, Trabalho colaborativo, Cibersegurança e uma novidade este ano: o tema metaverso.
 

;