RNP lança chamada para incentivar uso de plataforma em Internet do Futuro

- 27/10/2015

Até o dia 8/11, professores e alunos de universidades brasileiras poderão se candidatar para criar exercícios práticos resolvidos no ambiente de experimentação Fibre, documentados em formato de videoaulas, para o uso em disciplinas de redes de computadores. A chamada, lançada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, visa incentivar o uso educacional da plataforma, possibilitando que os alunos de computação tenham acesso a um ambiente de experimentação real, em vez de utilizarem simuladores em laboratório. A longo prazo, o objetivo maior é familiarizar os estudantes e docentes a testbeds e redes programáveis, a fim de incentivar pesquisas em Internet do Futuro, ou seja, em novas arquiteturas de internet alternativas à rede atual.

Os candidatos deverão escolher um de três exercícios pré-selecionados do livro “Redes de computadores e a internet: uma abordagem top-down” (Kurose e Ross, 6ª edição), executá-los no testbed Fibre, alocando recursos em duas ilhas de experimentação, e editar uma videoaula utilizando a ferramenta de autoria Cacuriá, de criação de objetos de aprendizagem. O resultado da seleção será divulgado no dia 13/11.

Formulário de candidatura

Segundo o gerente de Comunidades e Aplicações Avançadas da RNP, Leandro Ciuffo, a motivação para a criação dos exercícios é facilitar o primeiro contato dos professores e estudantes com o ambiente de experimentação (testbed). “Pensamos em criar um repositório de exercícios propostos e resolvidos que funcionem como módulos prontos, que possam ser usados diretamente por professores em suas disciplinas, servindo como base para o desenvolvimento de outros exercícios”, afirmou.

O ambiente de experimentação Fibre (Future Internet Brazilian Environment for Experimentation) é resultado de um projeto selecionado pela 1ª chamada coordenada entre o Brasil e a União Europeia em 2010 para Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Atualmente coordenado pela RNP, ele funciona como um laboratório virtual em larga escala, para que estudantes e pesquisadores possam testar novas aplicações e modelos de arquitetura de rede. Atualmente, o testbed é formado por uma federação de 11 ilhas de experimentação, abrigadas em universidades brasileiras e instituições de pesquisa.

“Em um momento em que muitas de nossas universidades não têm condições de implantar laboratórios locais de redes de computadores, o testbed Fibre funciona como um laboratório remoto disponível para o uso em sala de aula, no ensino de disciplinas de redes de computadores e sistemas distribuídos em qualquer universidade do país”, declarou Leandro Ciuffo.

Comunidade acadêmica desenvolve projetos em Internet do Futuro

Para o desenvolvimento contínuo do ambiente de experimentação Fibre, o comitê técnico do programa coordenado pela RNP selecionou seis projetos de curta duração propostos pela comunidade acadêmica, que deverão implementar provas de conceito nos seguintes temas:

  • Testbed em Internet do Futuro baseado em Openstack – Universidade Federal de São Carlos (UFScar)
  • Usando XOS para gerenciamento de infraestruturas experimentais – Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Openvirtex no ambiente Fibre – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Proposta de uma WebGUI amigável para o Fibre – Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Controle de recursos básicos (sem fio) de um testbed usando OMF 6 – Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Controle de recursos OpenFlow usando OMF 6 – UFG

Os projetos foram iniciados em outubro e terão três meses de duração.