RNP lança chamada para ampliação do suporte ao serviço eduroam

- 18/10/2020

O eduroam é um dos serviços para a comunidade acadêmica que mais cresce no mundo. Com início na Europa, rapidamente o serviço se expandiu e hoje está disponível em mais de 100 países. A RNP foi pioneira em trazer o eduroam para a América Latina e fez do Brasil o país da região com maior número de pontos de acesso, ao todo são quase 3 mil.

Para apoiar o aumento da cobertura do eduroam em território nacional, a RNP está lançando uma chamada para o credenciamento de fornecedores da iniciativa privada, a fim de que eles possam oferecer serviço especializado de suporte e consultoria. O objetivo é firmar parcerias para ampliar a capilaridade do suporte local e especializado disponível às instituições usuárias da RNP que são clientes do eduroam que precisam desses serviços.

Acesse a chamada

O credenciamento será realizado em duas etapas, de qualificação administrativa e técnica, esta última adquirida pelo prestador de serviços com o apoio da RNP. O prestador de serviço interessado deverá encaminhar a documentação necessária descrita na chamada para o endereço de e-mail credenciamentodeparceiros@rnp.br.

Sobre o eduroam

O eduroam (education roaming) reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras e internacionais e, através dele, um usuário pode acessar a rede sem fio de sua instituição ou de outras instituições que fazem parte do serviço. A mobilidade é o principal benefício que o eduroam oferece à comunidade acadêmica. Com quase 3 mil pontos de acesso no Brasil e outros milhares em cerca de 100 países, o eduroam está em universidades, centros de pesquisa, praças públicas, aeroportos e até cafeterias. Onde quer que você veja "eduroam" no seu Wi-Fi, você pode se conectar.

Somente no Brasil, são mais de 160 instituições que utilizam o serviço, disponível em universidades, institutos, centros de pesquisas e espaços públicos. Além disso, o eduroam é baseado nos mais seguros padrões de autenticação existentes atualmente.