RNP lança chamada de trabalhos sobre uso de testbeds para workshop no CSBC 2021

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) lançou uma chamada de trabalhos que relatem experiências no uso de plataformas de experimentação (testbeds) ou plataformas de apoio à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

Os trabalhos selecionados serão apresentados durante o Workshop Fibre (WFIBRE), realizado pelo sexto ano consecutivo junto ao Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2021), no período de 18 a 23 de julho.

Os artigos devem indicar qual foi a plataforma utilizada e relatar como o trabalho ou caso de uso envolvendo pesquisa experimental em ensino e educação alcançou êxito, destacando pontos fortes, pontos de melhorias e sugestões para evolução da plataforma.

São exemplos de plataformas coordenadas pela RNP que permitem pesquisa experimental: Fibre; IDS; LOFT; CloudNEXT; GidLab; Science DMZ; e Fiware-Lab@RNP; - para experimentação e apoio à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em redes definidas por software, Internet das Coisas, gestão de identidade, novas arquiteturas de redes, entre outras áreas de conhecimento.

Os trabalhos aceitos serão publicados nos anais do evento, que serão disponibilizados online na SBC OpenLib, o portal de conteúdo da SBC. Todos os trabalhos serão indexados com DOI. Para isso, é obrigatório que pelo menos um dos autores do artigo esteja inscrito no CSBC 2021 (em qualquer categoria).

Dúvidas podem ser encaminhadas diretamente para a coordenação do WFIBRE 2021 pelo endereço: wfibre@rnp.br.

As submissões de trabalhos devem ser realizadas pelo sistema JEMS até o dia 12/3.

Para saber mais, acesse o site do CSBC 2021.