RNP firma acordo com o estado da Bahia para ampliação de soluções tecnológicas na área da saúde

- 23/08/2019

O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), representada pelo Diretor Adjunto de Relacionamento Institucional, Gorgonio Araújo, e a secretária de Ciência e Tecnologia da Bahia, Adélia Pinheiro, assinaram, no dia 21/8, um termo de cooperação para desenvolver soluções de tecnologia da informação e conhecimento voltadas para a melhoria do ensino, pesquisa e assistência nas unidades de saúde estaduais. O acordo foi firmado durante o "Workshop Saúde Digital: desafios para a Bahia", evento que reuniu, na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), em Salvador, mais de 200 representantes dos governos estadual e federal, além de universidades e entidades do setor de tecnologia.

De acordo com o secretário, “a iniciativa contempla a implantação da infraestrutura necessária para prover teleassistência e informatização, o que significa que a tão sonhada integração de prontuários e a busca do prontuário único na Bahia estão mais perto do que nunca”, destacou Vilas-Boas.

O titular da pasta estadual da Saúde pontuou que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) apresentam um papel transformador na gestão da saúde, sendo elemento-chave para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na saúde e no bem-estar. “Isso inclui a transformação dos sistemas de saúde em universais, o que atende a proposta da Organização Mundial da Saúde OMS)”.

O acordo inédito com uma Secretaria de Saúde é o primeiro passo para uma colaboração mais intensa, visando a utilização das iniciativas da nova estrutura de conexão do backbone no nordeste, contribuindo com ações de ensino e pesquisa em saúde, no estado da Bahia.


Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Ascom/Sesab).