RNP faz parte da programação do evento global de redes acadêmicas TNC21

- 28/06/2021

Considerado um dos maiores eventos da comunidade global de pesquisa e educação, o TNC foi realizado, pela primeira vez em formato 100% virtual pela rede acadêmica europeia GÉANT, entre os dias 21 e 25/6. E a RNP contou com representantes em três momentos da programação.

No dia 21/6, a rede acadêmica do Canadá (Canarie) realizou uma demonstração do projeto GREN Map (Mapa da Rede Global de Pesquisa e Educação), cujo objetivo foi construir uma visualização integrada de mapas de redes acadêmicas. A RNP, assim como a GÉANT, contribuiu para o desenho da arquitetura, que forneceu não apenas uma visualização de topologia de redes, mas uma visualização dinâmica e em tempo real do valor e alcance dessas redes a nível nacional e institucional.

Assista ao vídeo da demo no Youtube

Para saber mais sobre o projeto liderado pela Canarie, acesse: Global Research and Education Network - CANARIE.

No dia 24/6, o diretor de Serviços e Soluções, Antônio Carlos Fernandes Nunes, e o gerente de Soluções, Hélder Vitorino, apresentaram o projeto Alunos Conectados, realizado pelo MEC em parceria com a RNP.

“Muito importante estarmos presentes em eventos de redes acadêmicas para podermos ter essa vinculação sempre profícua e próspera de troca de conhecimento. Foi um evento diferente, online pela primeira vez e tivemos uma articulação muito positiva”, avaliou Antônio Carlos.

Fechando a participação da RNP na programação do evento o coordenador de TI, Roberto Lauretti, fez uma breve apresentação sobre o projeto de implantação de Kubernetes na manhã do dia 25/6.

“É muito gratificante participar num evento como o TNC21 e ser o porta-voz de um trabalho realizado por muitas pessoas na RNP, compartilhando a nossa jornada na criação de um novo serviço para a organização. O maior desafio foi sintetizar um trabalho de praticamente dois anos num ‘lightning talk’ de cinco minutos, o que nos faz pensar muito e, certamente, deixar de mencionar muitos assuntos importantes”, contou Lauretti.

Cinco pôsteres aprovados
Além das apresentações, a RNP também se destacou na submissão de pôsteres no TNC21. Dos 12 selecionados pela comissão do evento, cinco eram da organização, sendo todos relacionados ao tema Gestão de Identidade A Redecomep GigaCandanga, integrante do Sistema RNP, também teve dois pôsteres aprovados.

Saiba mais sobre o TNC21