RNP entrega circuitos de 100 Mb/s no interior do Rio Grande do Sul

Foto: Campus São Vicente do Sul do IF Farroupilha. Crédito: IF Farroupilha.

A RNP entregou circuitos com capacidade de 100 Mb/s em diversas instituições de ensino e pesquisa no interior do Rio Grande do Sul no final de janeiro, na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), nos campi Saúde; no Instituto Federal Farroupilha, nos campi São Vicente do Sul, Júlio de Castilhos e Jaguari; e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no polo universitário de Santa Vitória do Palmar e no Centro de Treinamento e Eventos, em Gramado.

Dessa forma, essas localidades passaram a estar conectadas ao Ponto de Presença da RNP no estado, em Porto Alegre, e consequentemente à rede acadêmica nacional, além de terem acesso à internet em alta velocidade. A entrega dos circuitos é resultado da parceria da RNP com as empresas BRDigital, Zona Sul e Vogel Telecom.

No IF Farroupilha, em Jaguari, um dos campi beneficiados abriga o Núcleo Tecnológico do Chapadão, onde são desenvolvidas atividades com foco em agricultura familiar, agroindústria, agroecologia e turismo e projetos de extensão em vitivinicultura e produção de álcool e cachaça.

Já na UFRGS, o polo universitário de Santa Vitória do Palmar está localizado na fronteira com o Uruguai, a 500 km de Porto Alegre, onde é ofertado o curso de graduação em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural, na modalidade de ensino a distância. Ao todo, são 350 vagas, distribuídas em oito polos municipais de apoio presencial, que pertencem ao sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).