RNP entrega circuito de 100 Mb/s ao campus da Ufob em Santa Maria da Vitória

Categoria
- 28/09/2017

A RNP entregou oficialmente no dia 18/9 o circuito de 100 Mb/s do campus de Santa Maria da Vitória, da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob). Essa conexão foi possível por meio da parceria com a empresa WebFoco Telecom, que fez a ligação entre a unidade de ensino e o Ponto de Presença da RNP na Bahia (PoP-BA). Dessa forma, o campus está conectado à rede acadêmica nacional, a rede Ipê, e pode usufruir de internet em alta velocidade.

Localizado no interior baiano, a cerca de 900 km de Salvador, o campus da Ufob de Santa Maria da Vitória atualmente oferece dois cursos, de Artes Visuais e Publicidade e Propaganda. O diretor da unidade, Cícero Félix de Souza, comemorou a entrega do circuito. “Todo campus será beneficiado com esse upgrade. O que posso dizer é que provavelmente o curso de Publicidade e Propaganda se beneficie mais com o recurso, uma vez que trabalha muito com arquivos de áudio, audiovisual e gráficos. Essa nova internet vai facilitar o trânsito desses dados. Quanto à pesquisa, claro que vai facilitar”, afirma Cícero.

A entrega é mais uma etapa do processo de interiorização que a RNP está desenvolvendo para promover o uso de redes avançadas em localidades mais afastadas dos centros urbanos do país. “Esse circuito é emblemático e representa a essência de que podemos fazer mais: atendimento a um campus no interior da Bahia, onde antes era circuito satelital, em 5 Mb/s, agora operando em 100 Mb/s”, comemora o diretor de Engenharia e Operações da RNP, Eduardo Grizendi.

Foto: Centro Multidisciplinar Santa Maria da Vitória / Ufob.