RNP encerra segunda chamada para a conexão de postos de saúde

- 30/07/2020

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) encerrou, nesta quinta-feira (30/7), a segunda chamada para conectar cerca de 16 mil postos de saúde à internet e iniciou o processo de contratação de fornecedores para atender a 1,9 mil Unidades de Saúde da Família em todas as regiões do país.

A iniciativa é parte da Estratégia de Saúde Digital do Ministério da Saúde e foi articulada pela Rede Conectada MCTI, com a participação ativa de provedores regionais e prestadores de serviços de telecomunicações, como medida para o enfrentamento da pandemia do coronavírus, em apoio ao Datasus.

A segunda chamada de qualificação para a contratação do serviço teve início no dia 21/4. A partir do fim de julho, os provedores contratados terão 30 dias úteis para finalizar as ativações. Para o bloco remanescente de postos de saúde ainda não contemplados, haverá o lançamento de terceira chamada para a contratação de fornecedores.

Nesta segunda chamada, em locais onde não existir disponibilidade de conexão dos postos em fibra óptica, será considerada alternativa em enlace de rádio de frequência licenciada ou livre e satélite. Para quaisquer dos tipos de acesso, a velocidade será disponibilizada em função do número de Equipes de Saúde da Família de cada um dos postos de saúde a serem conectados.

Atualmente, o Brasil possui mais de 42 mil postos de saúde. O acesso à rede mundial de computadores pretendida nessa ação é parte da Estratégia de Saúde Digital, que engloba o programa de informatização do Governo do Brasil para a saúde prevendo a utilização do prontuário eletrônico do cidadão de forma integrada em uma grande rede de informações (RNDS).

;