RNP e Ufes participam de parceria que visa a criação de ambiente internacional de pesquisas em redes

A RNP, juntamente com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a Trinity College Dublin (TCD/Irlanda), a rede nacional de educação e pesquisa da Irlanda, HEAnet e a rede europeia de pesquisa e educação, Geánt, está participando de uma colaboração, iniciada em maio deste ano, com o objetivo de integrar recursos computacionais e de rede visando a criação de um ambiente internacional que permita pesquisas em redes de nova geração, a partir do testbed RARE (Router for Academia Research and Education).

Em um primeiro momento, está sendo realizada a interconexão do RARE da TCD, na Irlanda, até a Ufes, para permitir aos pesquisadores do Núcleo de Estudos em Redes Definidas por Software da universidade brasileira executarem experimentos internacionais integrando tecnologias como NFV e SDN/P4. Após essa fase, há o objetivo de interligar recursos do laboratório SDN Multicamada da RNP, projeto que visa desenvolver um sistema de orquestração voltado para a transferência de alto volumes de dados em uma rede totalmente programável, utilizando tecnologias abertas.

Também estão sendo estudados casos de uso que permitam a utilização do cabo submarino Bella BR-EU.

Essa interconexão, viabilizada pela RNP, permitirá a pesquisadores brasileiros terem acesso a equipamentos de ponta e um ambiente de experimentação em escala internacional para pesquisas em redes de nova geração”, explica o gerente de P&D em Ciberinfraestrutura da RNP, Marcos Schwarz.

Além dos objetivos técnicos muito válidos de colaboração em pesquisas internacionais em uma ampla área, existe o desafio e a oportunidade de obter financiamento para a realização de experiências maiores.

© 2019 - RNP Todos os direitos reservados.   |  Conheça nossa Política de Privacidade