RNP é sede de reunião do Plano de Ação Nacional em Governo Aberto

- 21/10/2019

A RNP foi sede, no Rio e em Brasília, da 7ª reunião bimestral de acompanhamento do compromisso pela Ciência Aberta, no dia 18 de outubro. O evento reuniu representantes das instituições que fazem parte da Iniciativa do Governo Aberto (Open Government Partnership), mais especificamente do seu 4º Plano de Ação Nacional para Governo Aberto, compromisso 3, cujo objetivo é "estabelecer mecanismos de governança de dados científicos para o avanço da Ciência Aberta no Brasil".

Uma das estratégias para execução deste compromisso é a "implantação de infraestrutura federada piloto de repositórios de dados de pesquisa”, que ficou sob a responsabilidade da RNP, com o apoio do IBICT e CNPq. A coordenadora de P&D Carolina Felicíssimo apresentou o repositório criado no âmbito do Grupo de Trabalho Redes de Dados para Pesquisa (GT-RDP), em cooperação com o Ibict, que visa incentivar o compartilhamento de dados entre pesquisadores.

Depois da entrega do protótipo de repositório de dados de pesquisa, na primeira fase desse Grupo de Trabalho, a RNP planeja trabalhar em conjunto com outros parceiros do mesmo compromisso para a implantação de uma federação piloto, com a participação dos repositórios dessas instituições. A atividade tem previsão de conclusão em julho de 2020.

Entre os assuntos discutidos na reunião, estão a definição de diretrizes e princípios para políticas institucionais em apoio à Ciência Aberta, assim como a promoção de ações de sensibilização, participação e capacitação e a articulação com agências de fomento e editores científicos. O grupo ainda debateu a proposição de padrões de interoperabilidade para repositórios de dados de pesquisa e de um conjunto de indicadores para aferição da maturidade em Ciência Aberta.

O Compromisso 3 é coordenado pela Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa). Além da RNP, também participam do compromisso o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Sobre o Governo Aberto

A Iniciativa do Governo Aberto visa impulsionar as instituições da administração pública na direção da transparência, do acesso à informação pública e da participação social.  Neste contexto, o encontro visa sensibilizar o público sobre relações entre o Governo Aberto e Ciência Aberta, apresentar os principais debates e experiências que fortalecem a cultura de abertura de dados.

O 4º Plano de Ação Nacional para Governo Aberto (OGP) visa promover maior transparência nas informações entre governos e cidadãos para o fortalecimento da democracia. Para saber mais sobre a parceria OGP e acompanhar os compromissos assumidos, acesse o site do Governo Aberto.

Leia mais:

RNP divulga resultados de pesquisa sobre acesso aberto a dados de pesquisa no Brasil

Plano de ação em prol da transparência é publicado no Brasil

RNP implementará federação piloto de repositórios para dados de pesquisa até 2020

Votação popular para definir desafio priorizado da Política Nacional de Ciência Aberta vai até 14/6

;