RNP e Ibict lançam chamada para promover o acesso aberto a dados de pesquisa

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) abriram uma chamada para financiar um grupo de pesquisa sobre acesso aberto a dados de pesquisa (AADP). O objetivo é executar atividades que contribuam para a identificação de práticas, mapeamento de requisitos e prototipação de sistemas que facilitem a disseminação de informações científicas.

A chamada visa colaborar com a criação de um Programa Nacional de Acesso Aberto a Dados de Pesquisa, uma iniciativa com o objetivo de promover e incentivar o compartilhamento de dados entre pesquisadores, conferindo maior eficiência na produção de conhecimento científico no Brasil.

Para o gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da RNP, Leandro Ciuffo, as ações de promoção de dados abertos para pesquisa no país ainda são muito incipientes e pouco padronizadas. “Diante desse cenário, é primordial conduzir estratégias para articular pesquisadores e instituições, criando mecanismos que facilitem o compartilhamento de dados de forma automatizada, e considerando os desafios das diferentes realidades nas esferas de produção científica no país”, afirma.

Os selecionados formarão um grupo de trabalho que vai colaborar com a RNP e o Ibict no mapeamento de práticas de dados abertos para pesquisa já existentes, além de elaborar um portal web para reunir a comunidade nacional acadêmica em torno do assunto e desenvolver uma solução tecnológica que poderá ser o embrião de um futuro serviço de AADP.

Os recursos da chamada deverão ser destinados à contratação de pessoal ao longo de 12 meses. A RNP também poderá custear, sob demanda, passagens de pesquisadores para reuniões, entrevistas e grupos focais do projeto.

O convite é orientado para grupos de pesquisa das áreas de Ciência da Informação e Ciência da Computação. Os interessados têm até o dia 17/4 para enviar as propostas para o e-mail gt-aadp@rnp.br, com o assunto “GT AADP”.

Veja mais informações na página Editais.