RNP e GSI da presidência se unem em agenda por cooperação bilateral

Representantes da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) participaram de agenda conjunta com a comitiva do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), nesta terça-feira, 9/5, em Brasília. O intuito foi reforçar o empenho bilateral de cooperação entre o Centro de Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIRGov), do GSI, e o Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS/RNP). Na ocasião, foram realizadas visitas técnicas às duas instituições, com foco na área de cibersegurança.  

Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar projetos e debateram os desafios para o setor de segurança, a exemplo da carência de capacitação abrangente de profissionais e formação de novos agentes especializados. Além disso, discutiram questões a respeito do refinamento da formalização de parcerias e ações conjuntas. 

A programação do encontro foi dividida em dois momentos. Na parte da manhã, a RNP recebeu o secretário de Segurança da Informação e Cibernética (SSC), Brigadeiro Luiz Fernando, o diretor do Departamento de Segurança da Informação e Cibernética, Luis Sergio C Souto, o coordenador-geral do CTIRGov, TC Paulo Cesar C. Nunes, e a assessora especial de Segurança da Informação, Najara França. 

A comitiva foi recebida pelo diretor-geral e pelo diretor de Engenharia e Operações da RNP, Nelson Simões da Silva e Eduardo Cezar Grizendi, respectivamente. Também marcaram presença o diretor adjunto de Cibersegurança, Emilio Nakamura, do gerente de Relacionamento, Rafael Pontes, e o gerente de Segurança da Informação, Edilson Ferreira Lima, que facilitou e mediou o encontro. 

Após as boas-vindas, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações de segurança e a área da Security Operations Center (SOC). 

No segundo momento da agenda, após o almoço, os participantes se deslocaram até a Presidência da República para visita às dependências da SSIC/GSI/PR. Em seguida, concluindo a programação, as partes debateram projetos de interesse comum.