RNP ativa conexão de 100 Mb/s no campus Floresta da Ufac

Categoria
- 27/03/2018

A RNP entregou um circuito de 100 Mb/s no campus Floresta da Universidade Federal do Acre (Ufac) em Cruzeiro do Sul, que fica a 635 km de Rio Branco e próximo à fronteira com o Peru. Dessa forma, o campus passa a estar conectado com maior qualidade ao Ponto de Presença da RNP no Acre e, consequentemente, à rede acadêmica nacional. A conexão permite o acesso à internet banda larga, com uma velocidade cinco vezes maior do que a anterior.

Segundo o diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Ufac, Edvandro Reckziegel, além de resolver os problemas de conectividade no campus, a nova conexão possibilita implementação de novos serviços e melhorias nas áreas administrativas e de ensino, pesquisa e extensão. “A Ufac de Cruzeiro do Sul vinha sofrendo com acesso à internet que não supria as necessidades diárias, o que comprometia as atividades administrativas pois dificultava o acesso aos sistemas da universidade”, disse Edvandro, em entrevista à Ufac.

Ainda de acordo com Edvandro, o novo link vai possibilitar a implantação de um serviço de internet sem fio para a comunidade acadêmica. “Agora, com esses 100 Mb/s, além de dar agilidade nos processos administrativos que fazem uso de sistemas web, vai possibilitar a implementação do serviço de Wi-Fi para a comunidade, melhorar a qualidade do sistema de videoconferência e promover o ensino a distância”, afirmou o diretor do NTI.

O campus Floresta da Ufac oferece a formação de docentes indígenas e nove cursos de graduação em Ciências Biológicas, licenciatura e bacharelado, enfermagem, engenharia agronômica, engenharia florestal, letras e pedagogia. Segundo dados de 2016, a unidade de Cruzeiro do Sul tem mais de 1,3 mil alunos matriculados.

Fonte: UFAC, com informações da RNP.