RNP assina o Termo de Adesão ao Consórcio CoNCienciA

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) assinou o termo de adesão ao acordo de cooperação do  Consórcio Nacional para a Ciência Aberta (CoNCienciA), que estabelece bases de cooperação técnica e operacional visando à promoção de atividades de incentivo à prática da Ciência Aberta.  

O CoNCiencia foi lançado em março desse ano pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e tecnológico (CNPq). A iniciativa é fruto de um compromisso entre CNPq, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia  (Ibict), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), que foi estabelecido durante a execução do Marco 5 do compromisso 3 do 4º Plano de Ação Nacional em Governo Aberto. O item envolve a articulação com agências de fomento para a implantação de ações de apoio à Ciência Aberta, com o objetivo de estabelecer mecanismos de governança de dados científicos para o avanço da ciência aberta no Brasil.  

Para apoiar os repositórios destas instituições com o fornecimento do serviço de atribuição de identificadores perenes, com visibilidade internacional aos conjuntos de dados depositados, o CNPq estabeleceu acordo com a DataCite, organização internacional que gera o DOI (Digital Object Identifier) para Dados de Pesquisa. Desse acordo, foi formado o Consórcio onde, sob a gestão do CNPq, as instituições que tenham seus próprios repositórios possam ser incluídas.  

Nesse contexto, a RNP assinou, ainda em 2021, um termo de cooperação técnica com IBICT e CNPq para realizar o planejamento e implementação de ações de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e transferência de conhecimentos relacionadas à incubação de repositórios de dados de pesquisa e à construção de uma federação de repositórios de dados de pesquisa. Nesta cooperação, já realizou a incubação de quatro instituições (Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal Rural do Amazonas (UFRA), a Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF)) para construir e fomentar seus próprios repositórios e prepará-las para a adesão ao consórcio. 

“A formalização da RNP ao CoNCienciA reforça a nossa atuação conjunta as principais instituições nacionais ao movimento da Ciência Aberta no país”, diz Gustavo Dias, gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da RNP. “Desde 2018, estamos envolvidos em importantes iniciativas no campo da abertura de dados de pesquisa a fim de sensibilizar e incentivar mais instituições a fazerem parte esse movimento.”  

Além da RNP, que está se preparando para implantar seu próprio repositório de dados de pesquisa em 2024, o Ibict, a Fiocruz e a Embrapa e o CBPF já participam desta grande mobilização nacional para implantação de seus repositórios.