RNP assina dois acordos e um contrato na Abrint 2019

A RNP assinou hoje, no Encontro Nacional Abrint 2019, dois acordos de cooperação com a Wirelink e a Persis e um contrato de fornecimento com a Padtec. A parceria com a Persis vai possibilitar a construção de uma Rede Metropolitana em Londrina (PR). Já os acordos com a Wirelink e o contrato com a Padtec contribuem para as entregas da 7ª geração da rede acadêmica brasileira, a rede Ipê. 

A nova geração da rede acadêmica terá sua capacidade atual aumentada em pelo menos dez vezes. Assim, alunos, professores e pesquisadores terão, à sua disposição, uma rede cada vez mais veloz e disponível para suas atividades de ensino e pesquisa. 

Já o acordo com a empresa Wirelink viabiliza a iluminação de rotas de fibras ópticas em Brasília (DF), Salvador (BA), Palmas (TO) e cidades do interior, contempladas no acordo entre RNP e Taesa (link da notícia). O contrato com a Padtec, por sua vez, é de fornecimento de equipamentos para a RNP iluminar 14 rotas a 100 Gb/s, em conjunto com a Telebras.

Para Argemiro Sousa, Diretor de Negócios da Padtec, o novo acordo fechado entre as empresas visa fortalecer ainda mais a parceria de longa data da fornecedora com a RNP. “Temos certeza que este novo projeto, que utiliza equipamentos de última geração da Padtec, contribuirá com a missão da RNP de conectar grandes universidades e outras instituições de ensino no país”, completa Argemiro. 

Por fim, a parceria com a Persis vai levar a iniciativa Redecomep para Londrina, o que faz parte da interiorização da rede Ipê. A futura Rede Metropolitana de Londrina vai conectar os campi, hospital e museu da Universidade Estadual (UEL), o Instituto Federal (IFPR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), além da unidade local da Embrapa. 

Circuitos abarcados no contrato RNP e Padtec

Belém x Macapá - 100Gbps

Macapá x Manaus - 100Gbps

Cuiabá x Porto Velho - 100Gbps

Brasília x São Luis - 100Gbps

Brasília x Palmas - 100Gbps

Palmas x Belém – 100Gbps

Barueri x Araraquara - 100Gbps

Barueri x Curitiba - 100Gbps

Brasília x Cuiabá - 100Gbps

Cuiabá x Campo Grande - 100Gbps

São Luís x Teresina - 100Gbps

Salvador x Vitória - 100Gbps

Vitória x Rio de Janeiro - 100Gbps

Rio de Janeiro x Belo Horizonte - 100Gbps