RNP assina acordo para manutenção da rede metropolitana de São Carlos

Categoria
- 15/05/2018

A RNP assinou um acordo de cooperação com a empresa C-Lig Telecom para cessão de um par de fibra óptica na rede metropolitana de São Carlos (Rede Sanca). Em contrapartida, a empresa deverá se responsabilizar pela manutenção corretiva e preventiva da rede. A formalização do acordo foi realizada no dia 27/4 durante a reunião do Comitê Gestor da Rede Sanca na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde estiveram presentes representantes da instituição, da RNP, da C-Lig Telecom, da Embrapa e do Centro de Tecnologia da Informação de São Carlos (CeTI-SC/STI), da Universidade de São Paulo.

Na ocasião, o professor da UFSCar Erick Melo assumiu a presidência do Comitê Gestor da Rede Sanca, cargo ocupado anteriormente pelo professor Hermes Senger, da mesma instituição. "A reunião discutiu questões técnicas ligadas à rede e aspectos operacionais para a integração das equipes, demonstrando o alto nível de engajamento e interesse de todos os presentes", afirmou o gerente de Relacionamento com Redes Metropolitanas, Takashi Tome. 

Com 27 km de extensão, a Rede Sanca é uma rede óptica de alta velocidade que conecta o campus São Carlos da UFSCar, dois campi da USP, duas unidades de pesquisa da Embrapa e o Hospital Escola da Prefeitura Municipal. A rede está conectada ao Ponto de Presença da RNP em São Paulo, conectando essas instituições à rede acadêmica nacional.